Prefeitura de Arcos inaugura a 3ª farmácia do programa de descentralização

Prefeitura de Arcos inaugura a 3ª farmácia do programa de descentralização
Foto: Jornal CCO

A Administração Municipal de Arcos inaugurou, na última terça-feira (18), a farmácia da Zona Norte, instalada na Unidade Básica de Saúde do bairro Esperança ou PSF Zona Norte. 

Além do prefeito Claudenir José de Melo (Baiano) e do secretário municipal de Saúde, Tiago Carvalho, estavam presentes: vereadores, secretários municipais de outras pastas, servidores do Executivo – especialmente da área de saúde (UBS do bairro) – lideranças comunitárias e moradores. 

Antes do evento, o secretário de Saúde concedeu entrevista ao CCO. Ele disse que a farmácia representa promoção à saúde, fazendo a oferta e a entrega dos remédios mais perto da comunidade, evitando o deslocamento até a unidade central. Tiago acredita que, com a instalação das farmácias regionais, a Prefeitura facilita a vida das pessoas.

Outra novidade, segundo o secretário, é que ainda nos próximos dias será assinado o contrato para a conclusão da obra da UBS Central, que está paralisada. “Uma obra aguardada há bastante tempo. É uma estrutura diferenciada que teremos no município”. Ele concluiu afirmando que as atuais 12 UBSs (PSFs) atendem à demanda do município. Porém, Tiago afirma que, ainda neste ano, será feito um estudo detalhado que poderá resultar na transferência administrativa de algum bairro ou região da UBS atual para outra que melhor possa atender.

Doze bairros atendidos 

A enfermeira Isabela Querubino, da UBS Zona Norte, informou que a unidade atende a 12 bairros: Esperança I e II, Cruzeiro, Niterói, Novo Horizonte, Gameleira, São Francisco, Mirante da Serra, Parque do Floresta I e II, Verdes Sonhos e Comunidade da Ilha, atendendo a 3.440 pessoas cadastradas na unidade.

Elogios

Durante o evento, os pronunciamentos destacaram a importância da nova farmácia e as realizações do atual governo, tanto na pasta da Saúde quanto em outras áreas da gestão pública de Arcos, a exemplo da nova ETE (Estação de Tratamento de Esgoto). Também foram feitas referências elogiosas à equipe de profissionais que trabalha na UBS Zona Norte. 

Srª. Dulcionor, moradora do bairro Esperança e usuária do PSF, comentou, sobre a farmácia: “É muito bom pra nós. Facilitou muito, porque ficava longe ir até a farmácia Central. Todos estão adorando”. Ela concluiu destacando o cuidado e a atenção da equipe da UBS.

Em seu pronunciamento, o prefeito elogiou o programa de descentralização e os quadros da Secretaria Municipal da Saúde, ressaltando a importância da descentralização na distribuição de medicamentos. 

Ao CCO, o prefeito lembrou que a farmácia funcionava dentro da Fumusa (Fundação Municipal de Saúde e Assistência Social de Arcos) e depois foi deslocada para um local distante, dificultando o acesso às pessoas. Segundo ele, a decisão tomada foi manter a farmácia Central naquele ponto, para distribuição dos medicamentos no bairro Olaria e no Centro. “O público de toda esta região aqui é atendido por esta nova farmácia (Zona Norte), incluindo Floresta e adjacências. A farmácia do Jardim Bela Vista atende àquela região. Tem a farmácia do Santo Antônio e outra no bairro Brasília. Então, é a forma de levar o remédio para perto da população atendida pelos PSFs”. 

Próximos passos na área de Saúde 

O prefeito ‘Baiano’ disse ainda que o próximo passo na área da Saúde é o fortalecimento da Santa Casa de Arcos, especialmente na realização de cirurgias. 

Ele ainda anunciou, como novidade: “Teremos atendimento de pediatria aos sábados, na Fumusa, das 7 horas da manhã a 1 hora da tarde, além de aumentar o número de consultas da especialidade, de segunda a sexta”. Ele disse que, inicialmente, havia a previsão de realizar esse atendimento pediátrico no Hospital São José, mas como prevenção para as crianças, evitando contato com pessoas acometidas de outras doenças, o pediatra trabalhará nas dependências da Fumusa.

Outras ações 

Durante o pronunciamento, o prefeito mencionou outras ações no Município, dentre elas: o projeto de repasse de valores às escolas, de forma a permitir maior rapidez na aquisição de equipamentos destinados à segurança escolar. Segundo ele, sendo aprovado pelo Legislativo, a sanção será imediata para que seja possível agilizar o repasse e, consequentemente, a compra e instalação dos equipamentos pelas escolas. “Esses equipamentos, câmeras, concertinas, detectores de metais, entre outros, trarão melhorias à segurança escolar, tranquilizando alunos e seus pais, professores e servidores da rede municipal de ensino”.