Promotor esclarece sobre supostas agressões a idosos no Asilo de Arcos

O Ministério Público de Arcos manifestou-se a propósito de denúncias veiculadas pelo site da Folha Regional de São José da Barra/MG que denunciou violência contra os idosos acolhidos pelo Asilo Pousada dos Berto em Arcos.
A denúncia
O site da Folha Regional (São José da Barra/MG) denunciou agressões e abusos contra idosos no Asilo Pousada dos Berto em Arcos, em matéria publicada em 08/02 e intitulada ‘Mais de 4 casos de violência contra idosos é registrado em menos de 6 meses no asilo de Arcos’.
A matéria inicia fazendo menção à reportagem exibida em programa de televisão veiculada no domingo (05) sobre a morte de 10 idosos e outras vítimas de maus-tratos em asilo na cidade de Divinópolis. Na sequência, a reportagem apresenta dois casos. O primeiro foi de um idoso que teria sido machucado no braço ao ser retirado do quarto, por um funcionário sem preparo para ser escalado como cuidador. O segundo fato narrado é um caso de suposta negligência que foi informado por familiares, no qual uma idosa teria caído e batido a cabeça no chão, sendo levada ao hospital dias depois, com um quadro de coágulo.
A matéria termina com a imagem da “Carta aberta à comunidade de Arcos, de amigos e familiares do Asilo Pousada dos Berto de Arcos”.
Ministério Público esclarece
O Asilo Pousada dos Berto vem sendo acompanhado pela promotoria do Idoso do MPMG/Arcos. Para conhecer os fatos mencionados na reportagem da Folha Regional, o Jornal e Portal Correio Centro Oeste buscou informações com o promotor Rafael Parisotto. O promotor esclareceu que, até o momento, não se pode afirmar que se tratam de agressões, maus-tratos ou negligência. “Esses vêm sendo acompanhados pelo Ministério Público, desde junho do ano passado, e as evidências apontam para casos pontuais. Não há qualquer prova robusta de que haja prática de maus-tratos ou agressões aos idosos”. Dr. Parisotto destacou que não há qualquer possibilidade de fazer comparação com o que aconteceu em Divinópolis, onde houve a morte de dez idosos e os fatos acontecidos no Asilo dos Berto, tal como sugere a matéria da Folhe Regional.
Esclareceu também que tanto o presidente da época em que se deram esses acontecimentos, quanto o funcionário apontado na matéria foram afastados. Enfim, segundo o Promotor: “A matéria carece de checagem dos fatos e está apoiada em denúncias anônimas”.
Asilo Pousada dos Berto é alvo de procedimento no MPMG/Arcos
Embora não haja fatos que apontem para maus-tratos e agressões aos idosos do Asilo, a entidade é assunto de um procedimento de averiguação por parte do MP, desde o ano passado.
Dr. Parisotto informou que há situações e fatos, nas esferas administrativa e operacional do Asilo, que ainda exigem esclarecimentos, adequações e correções. Esses desajustes estão sendo investigados desde meados de 2022. Ele acredita que, em breve, haverá solução para esses problemas que também são pontuais e que nada têm a ver com o tratamento dispensado aos idosos.
Dr. Parisotto informou ainda que o CREAS, o Conselho do Idoso e um vereador apontado na matéria da Folha Regional estiveram nos últimos dias no Asilo, onde não constataram qualquer irregularidade no trato com os idosos.
O promotor finalizou, convidando as pessoas a visitarem o Asilo e comparecerem ao Ministério Público, onde se colocou à disposição para qualquer esclarecimento desejado.
O Asilo só se manifestará oportunamente
O Jornal e Portal CCO também procurou o Asilo dos Berto para sua manifestação a propósito das denúncias contidas na matéria da Folha Regional. O atual presidente, Lindomar Ribeiro dos Santos, entende que não é o momento apropriado, mas que, em breve, se manifestará oficialmente.
Clicando no link abaixo, ouça a manifestação do promotor Rafael Parisotto à Rádio Cidade, na manhã da quinta-feira (09), cedida pela emissora ao Jornal CCO.