Quadra do bairro fechada nos finais de semana no ‘Esplanada’
Secretária da Educação disse desconhecer a situação e buscará tomar providências
Marco Antônio de Souza é comerciante, proprietário de um bar na rua Carolina Conceição Gomide e morador há quase 40 anos no bairro. Ele relatou ao CCO: “A gente tem uma quadra bem próxima daqui e, nos finais de semana, ela fica trancada”. Ele detalhou, dizendo que, aos sábados pela manhã, o espaço abre para aulas de capoeira e imediatamente fecha, ficando trancada todo o final de semana.
Ele disse que, com o fechamento da quadra, as crianças que desejam se divertir precisam pular o muro para praticar esporte. Marco se preocupa com as crianças que acabam tentando pular o muro, com risco de se machucarem. “Elas só estão querendo brincar, mas não podem porque a quadra está trancada”. O comerciante comentou ainda que o fechamento ocorre há muito tempo e nem sabe precisar desde quando.
Marco Antônio disse que já tentou falar com a diretora da escola para pegar uma cópia da chave com o responsável que fica com a chave no meio de semana. Ele disse que ela respondeu que falaria com o Secretário de Esportes, Paulo Miranda.
Ele complementou que ele entende que quem deveria dar solução, seria a Secretaria dos Esportes, porque, para ele, a escola simplesmente usa a quadra para suas atividades. Ele apresentou uma série de mensagens trocadas com a diretora, em seu aplicativo, demonstrando o interesse da diretora.
Marco disse que um funcionário da prefeitura cuida do espaço durante a semana e que ele e seu vizinho, Anderson, ficariam responsáveis pela abertura e fechamento da quadra nos finais de semana. Segundo ele, a quadra é a única alternativa de lazer para os jovens do bairro.
A escola
A diretora da escola municipal Yolanda Amorim de Carvalho, Djane Rodrigues Veloso recebeu o CCO e disse que a quadra de esportes é utilizada pela escola na parte diurna para as atividades escolares e afirmou que a quadra não pertence à escola, é do bairro. Ela relatou que, à noite, há um servidor da prefeitura faz um trabalho voluntário, cuidando da quadra.
Djane relatou que, de fato, Marco Antônio a teria procurado e relatado o problema do fechamento da quadra, impossibilitando os meninos de acessarem o espaço e, eventualmente, pularem o muro, com risco de se machucarem. “A quadra é de toda a comunidade e tem que ser usada mesmo.” – reiterou.
Ela relatou que passou o problema para o Secretário Paulo Miranda, do Esporte, diante do que, o secretário teria se prontificado em falar com o servidor que voluntariamente cuida da quadra.
SEMCELT
O CCO conversou com o secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo. Paulo Miranda que afirmou: “Tenho outras quadras de esporte em escolas que são da responsabilidade da SEMCELT. Mas, a quadra da escola municipal Yolanda Amorim de Carvalho não é. A quadra é da escola e exemplificou, dizendo que o recente investimento para instalação do novo piso na quadra teria sido realizado à conta da Secretaria Municipal de Educação.
SEMED
A secretaria de Educação, Marta Francisca Moreira, enviou áudio ao CCO, informando que desconhece o problema e acredita que esteja havendo um mal-entendido. Porém, argumentou que não poderia tratar de imediato da situação diante dos compromissos já agendados para esta data, envolvendo inclusive viagem à Divinópolis.
Ela informou que procurará a diretora da escola e acredita que, realmente, esteja acontecendo algum equívoco. “Amanhã, assim que eu chegar, vou procurar a direção da escola, vamos chamar o reclamante e vamos tomar providências, sim”.