Reforma da nova delegacia de Polícia Civil de Arcos está parada

A previsão é de que a delegacia seja transferida para o bairro Brasília, mas a Prefeitura não forneceu informações sobre os serviços a serem realizados, prazo de execução e data de entrega do prédio à Polícia Civil

Reforma da nova delegacia de Polícia Civil de Arcos está parada
Foto: Jornal CCO

Em outubro do ano passado, o então titular da 22ª Delegacia de Polícia Civil, Patrick Carvalho Silva (hoje promotor de justiça do Estado de São Paulo), disse, em entrevista ao CCO, que até o primeiro semestre deste ano, a delegacia de Polícia Civil estaria sediada em novo local, graças a entendimentos com a Prefeitura de Arcos. (https://www.jornalcco.com.br/policia-civil-preve-nova-sede-no-bairro-brasilia-ate-o-primeiro-semestre-de-2024)

Depois de outras duas alternativas não serem viáveis, o imóvel destinado pela Administração Municipal é uma casa na rua Julião de Carvalho, 470 (bairro Brasília). Anteriormente, esse imóvel havia sido destinado pela Prefeitura de Arcos como nova sede do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I) de Arcos. No entanto, as instalações existentes foram consideradas tecnicamente inadequadas para o uso do local.
Como o imóvel já havia sido negociado pela Administração Municipal, o local surgiu como solução como novo local para instalar a nova sede da 22ª Delegacia de Polícia Civil. Atualmente, a delegacia está localizada na praça Floriano Peixoto, esquina com rua Tenente Ribeiro.

O Ex-delegado, à época, disse: “Com uma situação jurídica a ser resolvida, um imóvel que seria destinado ao CAPS passou a ser visto como melhor solução para a nova sede da delegacia. Um imóvel no bairro Brasília, já pronto que necessitará de adaptações. Se for fechado este acordo, será muito interessante”.

Ainda conforme aquela reportagem, o Dr. Patrick declarou que a ideia era de que a Administração Municipal assumisse o pagamento das reformas a serem feitas, ajustando o imóvel às necessidades de uma delegacia de polícia, tais como estacionamento, banheiros e adequações de acessibilidade, entre outras. Ele disse à época: “São situações que não são baratas, mas muito mais fáceis do que uma construção do ‘zero’. A construção nova estava sendo orçada em R$ 1,5 milhão. Então, estamos com uma expectativa muito grande em conseguir esta reforma”.
Questionada, nesta quinta-feira (27/06), sobre o andamento das tratativas a atual titular da delegacia em Arcos, delegada Hionara Pimentel, por sua assessoria, respondeu: “A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) informa que será dada continuidade às obras no imóvel que abrigará a nova sede da Delegacia de Polícia Civil em Arcos”.

Na nota, a atual titular da 22ª Delegacia de Polícia esclareceu, ainda, que o assunto foi objeto de uma reunião realizada na Prefeitura de Arcos, na tarde desta quinta-feira (27/06), quando o prefeito Claudenir de Melo (Baiano) se comprometeu a dar andamento à reforma que permitirá a instalação da delegacia. Segundo ela, participaram da reunião, além do prefeito Baiano, os secretários de obras e de planejamento do Município.

 
Depois de visitar o local e conversar com moradores, o CCO obteve a informação de que tempos atrás, sem saber exatamente há quanto tempo, trabalhadores teriam sido avistados no imóvel e, desde então, nenhum movimento teria sido visto.

Para obter informações oficiais sobre a situação, o CCO encaminhou pedido de esclarecimentos à Prefeitura de Arcos. As questões perguntaram sobre: os serviços que já teriam sido realizados; a previsão de retomada das obras; quais as obras que seriam executadas; e sobre qual seria o prazo de entrega do imóvel pronto para a Polícia Civil de Minas Gerais.

No entanto, até a publicação desta matéria, não houve resposta da Prefeitura de Arcos ao Portal CCO.