Santa Casa de Arcos faz alerta de golpe envolvendo pacientes

Santa Casa de Arcos faz alerta de golpe envolvendo pacientes

Na manhã de hoje (23), parentes de dois pacientes que haviam sido internados na Santa Casa de Arcos receberam ligações de um “número privado”. O homem se identificou usando o nome completo de um médico que pertence ao corpo clínico dessa unidade hospitalar. 

Em um dos casos, quem recebeu a ligação foi a filha de uma senhora de 87 anos que foi internada na tarde de ontem (22). O homem – que se passou pelo médico que internou a mãe dela – disse que precisava enviar o resultado de um exame da paciente e que se tratava de uma “situação crítica”. A filha da paciente logo percebeu que era um golpe, uma vez que conhece a voz do médico que internou a mãe dela e tem o número do telefone dele. Mesmo assim, deu sequência à conversa com o golpista e, ao dizer que iria até a Santa Casa buscar o exame e perguntou em qual setor poderiam se encontrar, ele se apressou em encerrar a ligação. 

Esse tipo de golpe já é conhecido em outras cidades. O golpista costuma solicitar dinheiro para envio do resultado do exame e também para compra de um medicamento de necessidade urgente do paciente, que não é fornecido pelo convênio (seja SUS ou plano de saúde). Também pedem que o dinheiro seja enviado via PIX. 

No momento em que ele encerrou a ligação, a filha da paciente telefonou para o médico e informou sobre o ocorrido. O mesmo disse que era o segundo caso naquela manhã e que iria registar ocorrência na Polícia. 

O diretor administrativo da Santa Casa de Arcos, Carlos Magno, também foi informado sobre o fato. Ele disse ao CCO que já estava providenciando o registro da ocorrência policial. Perguntamos se existe uma suspeita de como esses golpistas têm acesso aos dados dos pacientes. Carlos disse que pode ser pelo SUS Fácil. Comentou que não apenas funcionários da Santa Casa de Arcos, mas também de outros estabelecimentos de saúde, inclusive em outras cidades, podem ter acesso ao sistema.

É importante que todos estejam atentos a essa possibilidade de golpe e não enviem dinheiro, documentos ou qualquer informação, sem a confirmação, nas unidades competentes. 

Comunicado da Santa Casa 

A Santa Casa de Arcos fez divulgação informando o fato:

“[...] Os criminosos entram em contato por telefone, se passando por médicos e funcionários, solicitando depósitos de pagamento aos familiares, para cobrir despesas de pacientes, como medicamentos e exames. Ressaltamos para não realizarem depósitos ou repasse de qualquer valor; e, ao receber algum contato por telefone, solicitando dinheiro e informações sobre os pacientes, comuniquem no telefone abaixo para serem tomadas as devidas providências junto às autoridades. A Santa Casa de Arcos afirma que não realiza qualquer ligação telefônica solicitando depósito em dinheiro ou outro tipo de cobrança de valores para subsidiar o tratamento ou procedimento médico de pacientes internados tanto no SUS como convênios e particulares. Qualquer dúvida, entre em contato conosco: (37) 3359-7230”.