Treze escolas arcoenses vão participar da Olimpíada Brasileira de Matemática

Treze escolas arcoenses vão participar  da Olimpíada Brasileira de Matemática
Alunos da E. E. Yolanda Jovino Vaz durante aula de matemática

As inscrições para a 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) - 2014 encerraram-se na última sexta-feira (21). Treze escolas da rede pública de ensino em Arcos formalizaram inscrições. Todas as escolas públicas do país (municipais, estaduais e federais), com alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio, podiam participar. A prova da 1ª fase será realizada no dia 27 de maio. 

Segundo informações obtidas no website da OBMEP, os alunos que participam da Olimpíada são divididos em três níveis: alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental fazem a prova do nível 1; já os alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental fazem a prova do nível 2; e os alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio fazem a prova do nível 3. A OBMEP é realizada em duas fases: na 1ª fase, todos os alunos do 6º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio das escolas públicas brasileiras são incentivados a participar. A prova é composta de 20 questões de múltipla escolha e é realizada nas próprias escolas. Cabe a cada escola participante fazer a correção das provas com base em um gabarito enviado pela coordenação da OBMEP e selecionar cerca de 5% dos alunos com melhor pontuação. Assim, os 5% dos alunos de cada escola com melhor desempenho na 1ª fase se classificam para a 2ª fase. Nessa fase, que define os medalhistas e ganhadores de menções honrosas, os alunos fazem uma prova com seis questões dissertativas, onde devem expor os cálculos e raciocínio utilizados. 

A prova da 2ª fase, ainda segundo o website da OBMEP, acontece em cerca de nove mil centros de aplicação espalhados pelo país. Além dos alunos, também são premiados pela Olimpíada professores, escolas e secretarias de educação de municípios que se destacam em virtude do desempenho dos alunos. 


Em Arcos

De acordo com release da Assessoria de Comunicação do Governo Municipal, a Prefeitura de Arcos, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou no dia 13 de fevereiro a premiação dos alunos que participaram das Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) nos anos de 2011 e 2012. Os alunos Alexia Íris de Almeida e Carlos Eduardo Duarte dos Santos, da escola Dorvina Teixeira Arantes; Breno Augusto Ferreira Couto, da escola Santo Antônio; e Vinícius de Sousa Fernandes, da escola Julieta Ribeiro da Fonseca, receberam seus certificados e um notebook como premiação.

Segundo a diretora da escola municipal Dorvina Teixeira Arantes, Gislene Borges Leão Albino, foram 81 alunos inscritos nessa unidade de ensino para a OBMEP 2014. A escola está inscrita somente no nível 2, que compreende os alunos do 8° e 9° ano.

 Para a diretora, a participação em eventos como esse “promove o crescimento social e intelectual do aluno em todo o processo de ensino; desperta ainda mais o interesse pela disciplina; possibilita a troca de ideias num trabalho cooperativo e desenvolve a capacidade de se expressar matematicamente, fazendo com que encontre procedimentos inesperados e surpreendentes. Neste contexto, ainda, possibilita a revelação de grandes talentos”, conclui.

Matéria publicada no jornal CCO, edição de 30 de março de 2014