Vídeo do Prefeito de Arcos provoca reações de vereadores

Vídeo do Prefeito de Arcos provoca reações de vereadores

Na noite do último dia 04 de agosto, o prefeito Claudenir José de Melo, Baiano, gravou dois vídeos, que postou em aplicativo de mensagens, criticando a postura de três vereadores, acusando-os de estarem retardando a apreciação de dois projetos do Executivo. 

Nas postagens, entre os vídeos, um texto de semelhante teor, acrescido de uma síntese das realizações do atual governo na área da Saúde.

Prefeito Claudenir José de Melo "Baiano"


Os projetos, objetos das críticas do chefe do Executivo Municipal, referem-se basicamente: à aquisição da Casa de Apoio de Arcos em Divinópolis e à desafetação do terreno na Av. João Vaz Sobrinho – Trecho I, onde a Prefeitura Municipal pretende construir a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) – 24 horas em Arcos.

Segundo o prefeito, os vereadores João Paulo Ferreira “ Joãozinho”, Carlos Antônio da Silva , “Carlinhos” e o presidente Ademar Aureliano de Medeiros, “Sorriso”, estariam demorando para analisar e colocar os projetos em votação. “Se quiser votar contra que vote. O que não pode é ficar deitado em cima do projeto e não deliberar sobre ele”.


Reações

João Paulo Ferreira  “Joãozinho”


Na reunião ordinária da Câmara Municipal de ontem (07), Joãozinho foi o primeiro a se manifestar abordando em primeiro sobre a UPA e afirmando: “Não existe atraso nesta Casa. Foi o próprio prefeito que atrasou o projeto. Ele não respeitou esta Casa. Não respeitou o CODEMA e não respeitou os órgãos competentes que devem avaliar esse pedido de desafetação da área verde”. Sobre a Casa de Apoio, Joãozinho afirmou que a Câmara está tratando do projeto, respeitando os prazos regimentais. Joãozinho reiterou que é favorável à Casa de Apoio, mas disse que o prefeito teve a intenção de colocar a população contra a Câmara de Vereadores. Ele destacou: “Há necessidade de respeitar os prazos e procedimentos legais. A Casa em Divinópolis está resguardada pelo contrato e há prazo suficiente para que o município faça a aquisição”. Joãozinho desafiou: “Assim como prefeito fez aquele vídeo, deveria fazer um vídeo para falar sobre várias ações que estão emperradas na Prefeitura de Arcos”. Joãozinho arrolou mais de dez ações que taxou de ‘emperradas’ pois estão paradas na Prefeitura de Arcos, segundo o parlamentar.

Carlos Antônio da Silva, “Carlinhos”


O vereador Carlinhos, também contrário ao conteúdo do vídeo divulgado pelo prefeito Baiano, iniciou dizendo que o prefeito não é o que se faz parecer. O vereador disse ainda que todas as votações na Câmara são realizadas com muita responsabilidade por parte dos edis. “Eu jamais vou votar algum projeto somente para agradar a ele” – falou o vereador, dirigindo-se ao prefeito. Carlinhos disse que o prefeito mente, ao dizer que as comissões não funcionam e que os vereadores não querem ajudar. “A gente só quer trabalhar de uma forma honesta” e argumentou que não quer futuramente ter que responder ao Ministério Público ou ser preso por irresponsabilidade”. Carlinhos, ainda dirigindo-se ao prefeito, disse: “Não vou deixar o senhor fazer politicagem com meu nome. Todos sabem que, o que o senhor fez na porta desta Casa foi uma injustiça. Foi uma politicagem”. Ele afirmou ainda que o prefeito está fazendo média com a população colocando-a contra os vereadores. 

Sublinhando a manifestação do colega, vereador Joãozinho, sobre as ações emperradas na Prefeitura, disse: “Só não está emperrado o dinheiro público para fazer festa”. O vereador comentou ainda sobre o piso da enfermagem, as vagas para atendimento pediátrico na Fumusa, que são problemas que, segundo ele, serão solucionados no próximo ano, ano de eleição. Carlinhos finalizou dizendo: “... a saúde está precária, a cidade está precária, a cidade está imunda [...] só se vê o prefeito fazendo festa, fazendo vídeo. Isto ele sabe fazer”.

Ronaldo Gaspar Ribeiro


Ronaldo Gaspar Ribeiro, ao se manifestar sobre o caso do vídeo, classificou: “Foi um triste episódio na democracia da cidade, não como uma agressão a três vereadores, mas agressão a uma instituição constituída e eleita, com poder democrático do voto”.

O presidente da Casa Legislativa, após destacar a importância dos dois projetos para a população comentou ambos os temas. No que se refere à desafetação da área, Sorriso lembrou que o Ministério Público recomendou análise criteriosa. 

Ademar Aureliano de Medeiros “Sorriso" -  Presidente 

O presidente da Câmara Municipal de Arcos, vereador Ademar Aureliano de Medeiros "Sorriso", após destacar a importância dos dois projetos para a população comentou ambos os temas. No que se refere à desafetação da área, Sorriso lembrou que o Ministério Público recomendou análise criteriosa. 

O presidente da Casa Legislativa, ao dizer do objetivo da Câmara em trabalhar em prol da cidade e da população, afirmou: “Não vamos prejudicar a população por ‘picuinhas políticas’. Não é o objetivo”. Encerrando o assunto, Sorriso, dizendo-se entristecido pelo ocorrido, destacou que a responsabilidade da pauta é do presidente e que tudo continuará funcionando dentro da legalidade.