Você tem lixo eletrônico e não sabe onde descartar?

Não vá descartar junto ao lixo residencial. Os prejuízos são grandes para as pessoas e para o meio ambiente. A coleta irá até sexta-feira (14/06)

Você tem lixo eletrônico e não sabe onde descartar?
Foto: Jornal CCO

Campanha

Até às 18 horas da próxima sexta-feira, 14/06, a ACE/CDL está promovendo a 8ª Campanha ACE/CDL de Coleta e Reciclagem Digital, uma coleta seletiva de lixo eletrônico: o contêiner está instalado na praça do “Vivi”. Além da preça do 'Vivi', há contêineres na praça Floriano Peixoto e na Feira do Produtor Rural.



O que é lixo eletrônico e quais são os riscos?

Lixo eletrônico se refere aos produtos elétricos ou eletrônicos que são descartados por estarem fora de uso ou sem utilidade. Esses artigos deveriam ser reciclados, ao invés de serem colocados junto ao lixo residencial, que acaba indo para o aterro sanitário.

Esses resíduos são produzidos com componentes que representam ameaças à saúde humana e ao meio ambiente. A exposição a essas substâncias nocivas presentes nesse tipo de resíduo pode causar danos físicos a diversos órgãos, tais como: coração, cérebro, rins, fígado e sistemas nervoso, respiratório e reprodutivo, além de contaminar o solo e a água. É, por isso que a coleta desse tipo de lixo deve ser seletiva, nunca jogada junto ao lixo comum, seja ele orgânico ou seco.

Conforme o site www.ecobraz.org (ONG), há diversas maneiras de classificar o resíduo eletrônico e, segundo a entidade, os resíduos são classificados em grandes e pequenos.

Na classificação ‘grandes’ estão: os computadores de mesa, laptops, televisões, geladeiras, máquinas de lavar, secadoras, aparelhos de ar-condicionado, entre outros.

Nos equipamentos ‘pequenos’, estão os mais comuns, de menor tamanho e que se acumulam em nossa casa, tais como: telefones celulares, tablets, câmeras digitais, MP3 players, fones de ouvido, carregadores, cabos, relógios inteligentes, eletrodomésticos portáteis, pilhas e baterias.
Conforme o mesmo sítio, o lixo eletrônico, também chamado de Resíduo de Equipamento Elétrico e Eletrônico (REEE) e pode ser dividido em quatro subtipos denominados ‘linhas’, sendo distinguidos por cores: verde, marrom, azul e branca.

Na linha verde estão as pilhas, carregadores, computadores, celulares e fones de ouvido. Na linha marrom, estão os aparelhos televisores, dvds e caixas de som. Na linha azul, os eletrodomésticos como secadores de cabelo, batedeiras e liquidificadores. Na linha branca, os eletrodomésticos de grande porte como geladeira, freezers e máquinas de lavar.

Na linha verde é bom lembrar que o usuário deve preservar sua segurança, eliminando os dados armazenados nas memórias dos computadores e smartphones, antes de descarta-los.

Se você tem em sua casa ou escritório algum resíduo que se enquadre nos tipos e exemplos mencionados acima, aproveite e faça o descarte responsável, participando da 8ª Campanha ACE/CDL de Coleta e Reciclagem Digital. Mas, lembre-se a coleta encerra às 18 horas da próxima sexta-feira (14/06).

Além da praça do 'Vivi' há outros locais de descarte. Estão instalados contêineres na Feira do Produtor Rural e praça Floriano Peixoto. Mas, se você perder a campanha, durante todo o ano, você pode descartar seu lixo eletrônico na sede da ACE/CDL, avenida Magalhães Pinto, nº 616.