Voluntárias estão servindo lanche no hospital ‘São José’ em Arcos

Voluntárias estão servindo lanche no hospital ‘São José’ em Arcos

O novo diretor executivo do Hospital Municipal São José, Tetê Diniz, informou ao CCO que desde terça-feira (12), voluntárias estão servindo um lanche da tarde na unidade de saúde, prioritariamente para os pacientes e acompanhantes. 

A iniciativa é de Zeli Fernandes de Oliveira, que tem 71 anos e também serve na Santa Casa, com as voluntárias da AMA (Associação Mão Amiga). 

Na tarde de ontem (13), o CCO conversou com ela no “São José”. Zeli nos disse que esse trabalho foi iniciado antes da pandemia de Covid-19, por várias voluntárias (iniciativa de Dona Claudina), tendo sido desenvolvido ao longo de aproximadamente um ano, mas precisou ser interrompido em virtude dos riscos de contaminação e contágio naquele período.

Por enquanto, a programação é servir de segunda a sexta-feira, às 14 horas. Se conseguirem mais voluntários, também vão oferecer o lanche aos sábados.  

Fernanda Márcia Lopes, 37 anos, é sobrinha de Zeli e está colaborando enquanto aguarda uma colocação no mercado de trabalho. 

São servidos sucos naturais, chás, café, bolachas, biscoitos e pãezinhos. Por enquanto as voluntárias estão levando os sucos, chás, bolachas, biscoitos e pãezinhos. O cafezinho é feito no Hospital. Tetê Diniz informou ao CCO que a unidade de saúde também irá ajudar com os sucos, bolachas e pãezinhos.  “O Lactário [Lactário/Padaria Municipal] já se dispôs a fazer os pãezinhos para ajudar”, relata, informando que a parceria está só começando e estão verificando o que pode ser feito para colaborar.

Zeli é aposentada e foi enfermeira. Mora na zona rural, próximo à fábrica de cimento; às vezes vai para o “São José” caminhando, mas não reclama e se sente feliz em poder ajudar. Ela e a sobrinha decidiram colaborar porque se sensibilizam ao ver pacientes com fome, principalmente crianças. 


Necessidade de mais voluntários para servir o lanche 

Se você também se sensibiliza com a causa e deseja ser voluntário, ligue para Dona Zeli: (37) 9 9864-1952. 


Hospital ‘São José’ não tem estrutura para servir todas as refeições 

Tetê explica que não houve iniciativa da direção do Hospital São José em servir refeições, pelos seguintes motivos: por se tratar de uma unidade de atendimentos de urgência e emergência e não de um hospital de internação; por questões sanitárias e de espaço físico (o prédio não tem estrutura adequada de cozinha e copa); e por não contar com o serviço de nutricionista necessário para elaboração de cardápios adequados aos pacientes. 

Nesse contexto, o CCO lembra que esses serviços são prestados na Santa Casa de Arcos, para onde devem ser transferidos pacientes que precisam passar uma ou mais noites em unidade hospitalar no município, seja com a finalidade de terminar o tratamento aqui na cidade mesmo ou para ser transferido para outras cidades.

Tetê Diniz ressalta: “Temos uma parceria muito bacana com a Santa Casa e o Carlos e eu estamos juntos nesta missão de acolher e prestar total atenção aos nossos pacientes”. Tetê refere-se ao gestor administrativo e financeiro da Santa Casa, Carlos Magno.  

Permanência de pacientes no ‘São José’ em Arcos NÃO deve ultrapassar 12 horas; internação é na Santa Casa, mesmo dos pacientes que estão aguardando transferência para outras cidades

Em janeiro de 2023, o CCO noticiou que a permanência de pacientes no ‘São José’ em Arcos não deve ultrapassar 12 horas e que as internações devem ser feitas na Santa Casa. Leia os detalhes em: https://www.jornalcco.com.br/permanencia-de-pacientes-no-sao-jose-em-arcos-nao-deve-ultrapassar-12-horas-internacao-e-na-santa-casa