Permanência de pacientes no ‘São José’ em Arcos NÃO deve ultrapassar 12 horas; internação é na Santa Casa!

Mesmo os pacientes que estão aguardando transferência para outras cidades devem ser encaminhados inicialmente para a Santa Casa de Arcos

Permanência de pacientes no ‘São José’ em Arcos NÃO deve ultrapassar 12 horas; internação é na Santa Casa!
Santa Casa de Arcos

A unidade de Pronto Atendimento Municipal ou Hospital Municipal São José é o pronto socorro de Arcos, com profissionais capacitados e estrutura adequada para atendimentos de urgência e emergência, assim como a estabilização dos pacientes. No entanto, não tem todas as adaptações necessárias para acolhimento por mais de 12 horas. Não é servido nem mesmo café da manhã aos pacientes, considerando que é um “Hospital Dia”.

O Jornal CCO sempre esteve atento a esse fato e já fez questionamentos. Afinal, usuários que permaneciam na unidade por mais de 24 horas aguardado transferência, seja para a Santa Casa de Arcos ou para unidades hospitalares de outras cidades, nem sempre ficavam em um leito confortável e dependiam dos familiares para receberem as refeições, porque no “São José” não existe o serviço de Nutrição.

Ontem, dia 24, o CCO foi informado, pelo médico Luiz Henrique Messias, que, de fato, “o São José não é hospital de internação, haja vista que as Autorizações de Internações Hospitalares do município são direcionadas à Santa Casa de Arcos; e, por isso, os pacientes não devem mais permanecer no hospital municipal São José”. No caso, deve ser evitada a permanência por mais de seis horas, “podendo variar um pouco para mais ou para menos”, segundo Dr. Luiz.  

Ainda ontem, o gestor da Santa Casa, Carlos Magno, informou ao CCO que, desde dezembro de 2022, realizaram um alinhamento com a Secretaria Municipal de Saúde para que todos os pacientes atendidos pelo Hospital São José, que necessitem de internação hospitalar, sejam acolhidos na Santa Casa de Arcos.  “O Hospital São José é um pronto atendimento em regime de ‘hospital dia’, ou seja, seu dimensionamento e estrutura foram pensados para prestar atendimento aos pacientes por até 12 horas”, disse.

O gestor comentou que essa medida foi uma das ações corretivas em conjunto com o Município, para melhorar o atendimento da Santa Casa.

Ele relatou que, na contratualização com o Sistema Único de Saúde (SUS), Contrato nº 036/2018, a habilitação para internação de média complexidade pertence à Santa Casa de Arcos. Carlos comentou: “Nossa estrutura de hotelaria (lavanderia, nutrição etc) e física é preparada para proporcionar uma experiência e cuidado mais adequados aos pacientes do SUS, mesmo que estes necessitem permanecer internados até uma transferência para outras instituições de saúde de Alta Complexidade”.

Em síntese, “trata-se de uma questão regulada contratualmente via pactuação estadual, onde o Hospital São José é habilitado para atendimentos ambulatoriais em caráter de urgência e emergência e a Santa Casa de Arcos é habilitada para realização de internação (Autorização de Internação Hospitalar) eletiva e de urgência e emergência”.

Ele explica que o “SUS Fácil” é a ferramenta de regulação, desenvolvida para controlar a demanda de atendimentos a pacientes do SUS X leitos disponíveis.

Negociações para aumentar o repasse de dinheiro do Município para a Santa Casa

Com o cumprimento da norma, aumentou a demanda da Santa Casa. Por isso, o CCO perguntou se o valor de subvenção que está sendo direcionado à unidade, pelo Município, com a finalidade de cobrir o déficit do SUS, tem sido suficiente. Carlos Magno respondeu que estão em negociações com o prefeito, “a fim de rever o valor programado para 2023 e ampliar o recurso definido inicialmente, dentro das diretrizes de responsabilidade fiscal, sempre buscando equilíbrio financeiro para o bom funcionamento da Santa Casa de Arcos”.

Escala de médicos da Santa Casa

O CCO também perguntou ao gestor da Santa Casa se a escala de médicos plantonistas presenciais e de médicos de sobreaviso está completa e se tem sido suficiente em número e em especialidades para atender à demanda da população.

Segundo Carlos Magno, em referência à escala de médicos plantonistas presenciais, a unidade conta com um quantitativo adequado à demanda. Quanto aos profissionais médicos de sobreaviso, ele disse que ainda identificam algumas dificuldades em especialidades para atender à demanda, como a pediatria, devido à escassez de profissionais, em nível estadual. “Mas estamos buscando sanar”, afirmou.

Por fim, é importante que todos estejam atentos ao cumprimento da norma e solicitem a transferência, quando necessário, para que tenham o mínimo de conforto durante a internação e alimentação adequada, preparada com supervisão de nutricionista.

“Nossa estrutura de hotelaria (lavanderia, nutrição etc) e física é preparada para proporcionar uma experiência e cuidado mais adequados aos pacientes do SUS, mesmo que estes necessitem permanecer internados até uma transferência para outras instituições de saúde de Alta Complexidade” -  gestor da Santa Casa, Carlos Magno.