A oração é para os pecadores

Leia o artigo do Rev. Éder Henrique, em sua coluna Identidade Presbiteriana, abordando a importância da oração

A oração é para os pecadores
Rev. Éder Henrique (Pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil em Arcos)

A oração diária é um grande presente de Deus, orar a Deus é esvaziar-se a si mesmo e se reconhecer como fraco e totalmente dependente da graça divina. Orar é reconhecer nossos limites, nossa finitude, e reconhecer que Deus tem o controle absoluto de todos os acontecimentos. Pensar na oração como um meio de mudar a vontade de Deus é um terrível erro, a oração não transforma Deus, mas transforma aquele que ora e a oração não move Deus a realizar coisas que ele não é inclinado a fazer. Deus responde às orações dos pecadores, não de pessoas perfeitas. A oração é transformadora e somente através desta transformação é que encontraremos nossa verdadeira humanidade, pois a intimidade com Deus nos libertará de nossas trevas interiores e deixaremos de ser superficiais.

Entretanto, a superficialidade é a maldição da nossa geração, somos obcecados pelo exterior, somos colecionadores de coisas, e acabamos por nos “coisificar”. Temos medo da oração, porque temos medo de nos conhecer, pois na luz de Deus temos luz, e diante da luz divina tudo se manifesta. Orar é uma demonstração de fé, e “viver sem orar é desacreditar de Deus, é perder de vista os mais importantes valores humanos, tal como a fé, a esperança e o amor.

A oração é o modo de Deus de alinhar as nossas prioridades com as dele. Deus pode fazer grandes coisas em consequência das nossas orações, quando as nossas orações são a consequência dos seus grandes propósitos. Deus nos encoraja a orar e a oração do justo que agrada a Deus vem de um coração que, primeiramente, se sente miserável na presença de Deus. Ele treme diante da Palavra de Deus, porque se sente muito longe do ideal de Deus, muito passível do seu julgamento, muito desamparado e muito triste por suas falhas (Salmo 51.17).

A oração não é um luxo conveniente que podemos usar casualmente quando sentirmos vontade. Estamos em guerra, vivemos numa Batalha Espiritual e essa batalha demanda medidas espirituais para nos proteger dos ataques espirituais (Efésios 6.10-12), às tentações do mundo (1 João 2.15-17) e a corruptibilidade de nossa própria carne (Colossenses 3.5). A oração feita corretamente é, portanto, um meio de graça indispensável na nossa luta diária.

Rev. Éder Henrique (Pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil em Arcos)