O segredo da oração

Aprenda a orar corretamente, lendo o artigo do pastor Rev. Éder Henrique em sua coluna Identidade Presbiteriana

O segredo da oração

Por mais estranho que nos pareça, o grande segredo para orar corretamente é saber ouvir, e não, saber falar. Assim como uma criança aprende a falar por ouvir os seus pais falarem, nós aprendemos a orar, quando aprendemos a ouvir o falar de Deus. 

Deus nos fala através de sua palavra, que é a Bíblia Sagrada, que é o falar de Deus a nós na pessoa de seu Filho, portanto ela deve ser a base principal de nossa oração. 

É muito importante aprendermos a orar e cantar a palavra de Deus. O salmo primeiro nos diz que bem-aventurado é aquele que tem prazer de meditar na palavra de Deus de dia e de noite. 

Para ouvir precisamos acalmar nossa mente e coração, precisamos ficar em silêncio, um ditado popular diz que “o pior cego é aquele que não quer ver”, sendo assim, na prática da oração, o pior surdo é aquele que não quer ouvir. O silêncio muitas vezes nos assusta e incomodo, normalmente, o que mais nos perturba não é o barulho de fora, mas o som ensurdecedor da solidão de uma alma vazia, e muitas vezes até buscamos barulho exterior para não ouvirmos o interior. 

Mas na realidade, há uma grande ligação entre o silêncio e a oração, no silêncio aprendemos a arte da concentração meditando na palavra de Deus, no silêncio compreendemos nossa fragilidade e que a vontade de Deus é maior que a nossa.

REV. ÉDER HENRIQUE (Pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil em Arcos