Em tempos difíceis, leia a Bíblia Sagrada - Parte 3

Confira a continuação das reflexões sobre as Sagradas Escrituras

Em tempos difíceis, leia a Bíblia Sagrada - Parte 3

Todo o capítulo 53 de Isaías explica que Jesus levou sobre si o nosso pecado, ele recebeu em seu corpo o castigo violento de Deus por causa do nosso pecado. Ele “tomou” e “levou sobre si” este sofrimento; consequentemente, carregou-o em nosso lugar, Jesus é o único vicário (substituto) da igreja porque somente Jesus nos substituiu neste horrível sofrimento. Jesus tomou um fardo pesado em seus ombros, a cruz, a maldição do pecado, a ira de Deus e carregou em nosso lugar. Jesus sofreu e morreu em nosso lugar, assumindo a culpa pelo pecado que nós cometemos. Jesus nunca prometeu uma vida sem sofrimentos, dores ou enfermidades neste mundo, Jesus levou em seu corpo as consequências do nosso pecado. Por amor Deus enviou seu filho para morrer em nosso lugar, por amor Jesus assumiu nossa culpa, Jesus foi ferido por causa das nossas transgressões, teve o seu corpo moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas lesões fomos sarados.

Diante das incertezas desta vida, muitos estão com medo, alguns em desespero absoluto, sem paz, sem alegria, sem regozijo e sem esperança. Em momentos assim nos sentimos solitários, amedrontados e facilmente inclinados às tentações. O pecado nos leva a julgar o próprio Deus, afirmando que seu olhar gracioso se retirou de nós e por isso, o sentimento é de perdição e de derrota. Onde encontrar paz diante do aumento do sofrimento? 

A verdadeira paz não está na segurança do governo, no sistema econômico do país, nos partidos políticos nem no dinheiro. A verdadeira paz não está na despreocupação de tudo, ou nas bebidas, drogas e nem na busca pelo prazer. A paz de Deus não está no entretenimento, nas redes sociais e muito menos nos avanços da ciência, por melhores e benéficos que sejam. A verdadeira paz não está nos ídolos em que muitos confiam e sentem-se seguros, mas a verdadeira paz está na pessoa do Senhor Jesus Cristo. Quando sofremos, podemos ter a certeza que o único que pode trazer alívio e proteção para a alma é o Supremo Pastor das ovelhas, o Senhor Jesus Cristo. Ele é o bom pastor que deu a vida pelas ovelhas, é o único caminho seguro para andarmos neste mundo.

Jesus disse: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (Mateus 11.28-30). Jesus dirigiu estas palavras àqueles que estavam exaustos pelos sofrimentos da vida e as palavras de Jesus trazem verdadeiro consolo para o espírito, alívio e paz.

REV. ÉDER HENRIQUE (Pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil em Arcos)