Adalgisa deixa a pasta da Saúde e Thiago assume a secretaria
![Adalgisa deixa a pasta da Saúde e Thiago assume a secretaria](https://www.jornalcco.com.br/uploads/images/202212/image_750x_63973c9e2f218.jpg)
Não havendo manifestação oficial, o Jornal CCO buscou conversar com os dois secretários, a que deixa a pasta e o que assume. De imediato, tanto Adalgisa quanto Tiago confirmaram a alteração e aceitaram conceder entrevista ao jornal.
Adalgisa informa: “Ontem (30) foi meu último dia como Secretária da Saúde e todos vocês sabem do quanto eu gosto de trabalhar na saúde. Eu trabalhei por 32 anos, sendo 4 na área de educação, como psicopedagoga e 28 anos exclusivamente na Saúde”. Ela destaca que a Saúde é uma das pastas mais difíceis da administração e que ela pegou num momento muito difícil que foi o período da Pandemia de Covid-19, o maior desafio de sua gestão, logo que iniciou o mandato em janeiro de 2021. “Não havia atendimento ao Covid, nem na Santa Casa, nem no Hospital São José e os pacientes eram encaminhados para a região” – recordou. Ela seguiu lembrando que foi implantado o hospital de campanha, nas dependências da FUMUSA. “Com os casos continuando a aumentar, tivemos que correr atrás da implantação de uma UTI e enfermaria Covid, pois os hospitais entraram em colapso e não recebiam mais nossos pacientes”. Ela recorda que foi no dia 2 de abril que foram iniciados os atendimentos na UTI e enfermaria Covid na Santa Casa. “Muitas vidas foram salvas, mas infelizmente algumas foram perdidas. Arcos não é diferente do mundo”. Na sequência, iniciou a vacinação em várias doses que deveria chegar aos 42 mil habitantes. Para isso, ela conta que houve uma mobilização e uma estruturação para realizar as campanhas de vacinação em massa. “Fomos um dos primeiros municípios a atingir cobertura vacinal de quase 96% para maiores de 18 anos, aqui na região”. Passado este período é que foi possível passar a atender as demais demandas da Secretaria da Saúde.
Além da pandemia
Ela, relata que uma das primeiras ações foi o atendimento de saúde bucal na UBS Calcita. Na UBS Brasília, o consultório odontológico já está praticamente pronto e deve ser inaugurado nos próximos dias. “Implantamos também a Casa de Apoio em Divinópolis para dar apoio à população arcoense que é atendida no tratamento do câncer”.
Outra ação foi, durante o período de sua gestão na pasta da Saúde foi a implantação da Farmácia Municipal na UBS Jardim Bela Vista, dentro de um programa de descentralização para facilitar o acesso à população. “Já estão praticamente prontas as alterações nas estruturas físicas das UBS Zona Norte, Santo Antônio e Brasília que passarão a distribuir medicamentos nos próximos dias”.
“Ainda, implantamos a fisioterapia respiratória que é um atendimento importantíssimo, especialmente para os pacientes que tiveram Covid”. Ela segue relacionando as atividades realizadas e encaminhadas em sua gestão, incluindo a implantação da acupuntura nas UBSs.
“Trouxemos as carretas. As carretas com ofertas de consultas oftalmológicas. A carreta da mamografia e, agora do Sesc Saúde está no Poliesportivo”. Ela conta que foram feitas várias cirurgias e acrescentou: “Estamos passando subvenção à Santa Casa, em 3 parcelas, para que ela possa realizar cirurgias para a população”.
Adalgisa, conta que foram adquiridos veículos para o transporte de pacientes a outras cidades, como Barretos, com maior comodidade e outros para a Atenção Primária e para as zoonoses.
Os desafios
Além da pandemia, o pós-pandemia foi um grande desafio, inclusive pela falta de medicamentos pelo afastamento dos empregados nas empresas. “Pensamos que quando a pandemia começasse a melhorar, a gente pensou que poderíamos voltar a trabalhar como antigamente. Não foi isso que aconteceu – teve o pós-Covid”.
Segundo Adalgisa, outro desafio são os processos de compra, na gestão pública. “Foi um desafio para mim e creio que continuará sendo para o Tiago. É muita legislação. É muita lentidão. O serviço público é muito burocrático”.
Mais um desafio é da equipe incompleta. Seja no administrativo, seja na assistência, a equipe da Secretaria de Saúde ainda não está completa. “Embora o credenciamento de médicos esteja aberto, não conseguimos para todas as especialidades, como o pneumologista”.
Adalgisa diz que não houve necessidade de transição, pois a equipe da Saúde segue a mesma. “Mas, fico à disposição do Tiago, naquilo que puder ajudar”.
“Apesar de estar aposentada, eu gostara muito de continuar a trabalhar, estar perto das pessoas. Mas, vou aguardar e me dedicar a minha família ao meu trabalho voluntário. Cuidar da minha saúde”. Adalgisa encerrou agradecendo ao esposo Anísio, à minha filha Carol e ao esposo Neuber, principalmente pela compreensão nas minhas ausências, aos pais, irmão e toda a família, à secretária Degmar. “Deixo também meu reconhecimento e agradecimento a todo a minha equipe, meus colegas e demais secretários. Meu agradecimento ao Baiano e Dr. Sérgio pela confiança e à população pelas palavras que tem recebido”.
Na próxima edição o Jornal CCO concederá espaço ao Secretário Tiago Carvalho que falará sobre o início de sua gestão e suas propostas.