Nossa Senhora em nossa Cidade

Nossa Senhora em nossa Cidade

Mês de julho é um mês festivo em nossa cidade de Arcos. Afinal, nossa querida cidade festeja seus 85 anos dia 16 de julho de 2023. Na mesma data, também comemoramos o dia da nossa padroeira, Nossa Senhora do Carmo, carinhosamente chamada de “Virgem do Escapulário”; e em 22 de julho comemoramos o Dia de São Cristóvão. 


A Igreja caminha com seu povo 

A Paróquia Nossa Senhora do Carmo é a primeira paroquia de nossa cidade, criada, oficialmente, no dia 04 de junho de 1859, portanto, a mais antiga. No início do século XIX, foi construída inicialmente uma capela; e por volta de 1862 iniciaram-se os preparativos para a construção da Igreja, que foi concluída no ano de 1909.  A cidade e a igreja caminharam lado a lado e se desenvolveram em harmonia. No ano de 2023, Arcos chegou aos 41.417 habitantes e a Igreja Católica também cresceu junto, possuindo cinco paróquias: a mãe, Nossa Senhora do Carmo; Santo Antônio; Nossa Senhora do Rosário; São Cristóvão e a caçulinha Santa Rita de Cassia.


Nossa Senhora do Carmo - Origem

No final do século XII depois de Cristo, no Monte Carmelo ou Monte do Carmo, uma montanha situada em Israel, litoral do Mar Mediterrâneo. Os primeiros monges, cavaleiros cruzados, já cansados da violência e injustiça das guerras para conquistar a Terra Santa das mãos dos mouros, ali se refugiaram, em uma vida mais autenticamente de oração. Fundaram uma capela e em torno dela construíram seus quartos, por volta do ano de 1.155 DC. Dedicaram-se a uma vida de penitência e reparação pelos abusos cometidos enquanto cruzados; exercitaram-se na prática da oração e união com Deus e aos trabalhos manuais. Dedicaram a capelinha à Virgem Maria e, sob sua proteção, imitavam suas virtudes. Chamaram Maria de “Senhora” do Carmo. Também originou os Carmelitas. (ver Frades Carmelitas).


Divisão e Perseguição

No ano de 1235, os mouros fizeram uma perseguição contra os cristãos; e por isso os carmelitas dividiram-se em dois grupos: um que permaneceu no Monte Carmelo, os monges foram massacrados e o mosteiro incendiado; o segundo grupo refugiou-se na Sicília, Creta, Itália e, por último, na Inglaterra, no ano de 1238.


O Escapulário Sagrado 

Na Inglaterra, os irmãos fundaram um mosteiro em Aylesford e iniciaram um novo tempo. Mas alguns rejeitaram e ocorreu uma rebelião à Ordem. Para trazer a paz, São Simão Stock recorreu à oração e ao jejum. Diz a tradição: na noite do dia 16 de julho de 1251, Simão dirigiu-se à Virgem Maria, rogou pela proteção da “Senhora” sobre seus vassalos em tempos de perseguição e dificuldades e proclamou esta oração: “Flor do Carmelo, vide florida. Esplendor do Céu. Virgem Mãe incomparável. Doce Mãe, mas sempre Virgem, Sede propícia aos carmelitas, Ó Estrela do Mar”. Logo, apareceu-lhe a própria Virgem Maria rodeada de anjos, entregou-lhe o Escapulário que tinha em suas mãos e disse-lhe: “Recebe, meu filho muito amado, este Escapulário de tua Ordem, sinal de meu amor, privilégio para ti e para todos os carmelitas: quem com ele morrer, não se perderá. Eis aqui um sinal da minha aliança, salvação nos perigos, aliança de paz e de amor eterno”. E todos começaram a usá-lo, como sinal de amor a Virgem Maria e símbolo de vida cristã fixa em Deus. O Escapulário de Nossa Senhora do Carmo é um Sacramental e deve ser usado conforme a fé de cada um, ele é um sinal de que somos filhos de Deus e Maria Santíssima é nossa mãe. 


Aparição e pedido de Fátima 

Na terceira e última visão de Fátima, “Gloriosa, coroada como Rainha do Céu e da Terra, a Santíssima Virgem apareceu como Nossa Senhora do Carmo, tendo o Escapulário à mão”. 

No ano de 1950, perguntaram à Irmã Lúcia o motivo da Virgem do Carmo aparecer com o Escapulário nas mãos. Em resposta, ela disse: “É que Nossa Senhora quer que todos usem o Escapulário”.


Oração

“Ó Virgem do Carmo, Virgem do Escapulário, livrai-nos de todo mal, de toda a doença maligna e das perseguições do inimigo. Assim como ajudai-nos a viver intimamente unidos a ti e ao teu filho Jesus. Amém!” Nossa Senhor do Carmo, rogai por nós!

Novena

Nossa Senhora do Carmo, que deixastes o Santo Escapulário como sinal do Vosso amor e proteção,

Sois reconhecida como assistência na vida e consoladora amável na hora da morte. Eu, vosso filho e devoto, pronto a Vos servir, disposto avos amar, me apresento a Vós e nesta Novena faço o meu pedido: ... (Peça a graça que você necessita)

Nossa Senhora do Carmo, nunca se ouviu dizer que alguém necessitado que tendo recorrido a Vós, tenha ficado desamparado.

Com confiança, Mãe do Escapulário, intercedei junto ao Vosso Filho Jesus Cristo, por mim, por aqueles por quem devo rezar sempre e por aqueles que se confiam às minhas orações.

Mãe amável, sede-nos propícia e rogai por nós a Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós.

Mãe do Santo Escapulário, rogai por nós.

Madrinha da Obra Evangelizar é Preciso, intercedei por nós.

Amém.


Jesus, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao Vosso. Louvado seja DEUS e que a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja sempre conosco.