APAE em Arcos: atendimento integral em funcionamento

APAE em Arcos: atendimento integral em funcionamento
APAE/Arcos retoma atividades com turno integral

A Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Arcos (APAE) iniciou, hoje, dia 20 de março de 2023, o atendimento integral aos assistidos. Eles chegaram à unidade às 9 horas, quando foi servido o café da manhã. 

Ainda no período matutino, foram realizados os atendimentos especializados no pavimento superior. 

Depois de almoçarem, tiveram a hora de descanso e, em seguida, participaram da recreação, com a prática de esportes.   

Sala de Integração

O CCO esteve na APAE no início da tarde. A diretora, Marlene da Costa Sousa, disse que o dia está sendo ótimo. “Os meninos estavam ativos, sedentos para retornar. Graças a Deus e a uma verba que a gente conseguiu, conseguimos adquirir alguns equipamentos novos para eles usarem: a rede de vôlei e peteca, bola e alguns jogos de aprendizagem”.

O horário de retorno para casa é às 15 horas, depois do lanche da tarde. Mas as salas de atendimentos especializados permanecem abertas até 17 horas. 

“Hoje é o primeiro dia deles e estamos oferecendo atividades diferentes. Estamos fazendo uma recreação”, disse a diretora, relatando, em seguida, que estão previstas atividades no laboratório de informática, na quadra, aulas de capoeira e hidroginástica. Serão propostas várias atividades físicas, além das atividades lúdicas, assim como oficinas, a exemplo da pintura.

APAE continua precisando do apoio da população

A Câmara Municipal de Arcos aprovou, na sexta-feira (17), em duas reuniões extraordinárias, projeto de lei complementar que autoriza a Prefeitura a abrir crédito adicional suplementar para a concessão de subvenção para a APAE, no valor de R$ 353 mil. 

A divulgação foi feita pela Assessoria de Comunicação da Câmara.

Segundo a diretora da APAE, esse valor não será suficiente para o que está sendo proposto ao longo do ano. “Não é suficiente. Teremos que fazer algumas parcerias, buscar apoio na sociedade, realizar eventos e o que for possível e necessário. Temos uma batalha aí de mais de 300 mil de custeio, até o final do ano. Vai faltar acima de 300 mil, no decorrer deste ano”, informou. 

Ao final da entrevista, Marlene disse que a equipe da APAE estava ansiosa para receber os assistidos da melhor maneira possível. “Estamos aqui de braços abertos para recebê-los com o maior carinho e com o respeito que eles merecem. Esperamos que a população, a sociedade, as instituições municipais e os governos estejam com os olhos mais atentos para essa nova fase da APAE. Não temos mais a Educação [que é oferecida nas escolas regulares, como proposta de inclusão] e acabamos perdendo um pouco de verba. Hoje a gente conta com a subvenção da Prefeitura e com a ajuda da população e do Governo”, ressaltou. 

Portanto, se você, que está lendo esta matéria, pode contribuir de alguma forma, vá até a unidade e converse com a diretora. 

Sala de fisioterapia

Fisioterapeuta Iara de Faria Souza. A outra fisioterapeuta, que estava no período da manhã, é Maria Regina Calácio 

Psicóloga Núbia Teixeira