Homenagem às mulheres, filantropia e comemoração aos 30 anos do Sicoob Arcomcredi

Homenagem às mulheres, filantropia e comemoração aos 30 anos do Sicoob Arcomcredi

O Sicoob Arcomcredi realizou, na noite de quinta-feira, 16 de março de 2023, a 6ª Edição do Seminário de Empreendedorismo Feminino. O lugar escolhido foi o Espaço Celebrare.

Unir mulheres para se conectarem, adquirirem conhecimento e se divertirem foi um dos objetivos, somado à prática da filantropia e à comemoração aos 30 anos da cooperativa, criada na cidade de Arcos em outubro de 1993. 

A renda do evento será destinada a duas entidades do município: Centro de Equoterapia Miguel Guerreiro e APAE (Associação de Pais e Amigos de Arcos).

O prefeito de Arcos, Claudenir Melo e o presidente da Câmara, Ademar Medeiros (Sorriso) estavam presentes. 

A apresentadora foi a jornalista Marcela Mesquita, de Divinópolis. 


“Comemorar os 30 anos é um marco na história local!”.

  O presidente do Sicoob Arcomcredi, Rosalvo Cunha, falou da importância da cooperativa para o desenvolvimento de Arcos. Relatou que estão com aproximadamente cinco mil associados e com um ativo de 150 milhões de reais. Os resultados permitem a realização de ações sociais diversas e investimentos em esportistas. “Quando fundamos a cooperativa, ninguém na época imaginava que chegaríamos a este ponto. Comemorar os 30 anos é um marco na história local!”.

 

“Uma mulher empoderada não tem medo de mulher e não aponta o dedo paraoutra mulher

A palestrante foi Érica Fonseca, de Belo Horizonte. Érica também é consultora nas áreas de Gestão de Pessoas, Gestão de Negócios e Desenvolvimento Pessoal. Trabalha há 20 anos nesse mercado. O tema abordado: Empoderamento Feminino: o desafio de liderar a si mesma. “Essa liderança vem de dentro, às vezes falta descobrir como você pode fazer um caminho de autoliderança, construir sua estrada. [...] Autoliderança significa dirigir a própria vida. [...]. Quando falta a motivação, tem que entrar a disciplina” – trechos da palestra.

Por se tratar de um tema que está “na moda”, o empoderamento feminino tem definições diversas. Érica disse que “ser uma mulher empoderada significa estar satisfeita em ser você mesma”. Ela comentou sobre um mau hábito recorrente: mulheres falando mal de outras mulheres quando se sentem ameaçadas por elas. Nesse sentido, enfatizou: “Uma mulher empoderada não tem medo de mulher e não aponta o dedo para outra mulher”. 

Outro ponto que precisa ser melhor compreendido é sobre “Igualdade Feminina”: “Não significa que vamos brigar [com os homens], mas que vamos caminhar juntos”. 

Ao falar sobre empreendedorismo feminino, salientou a importância da busca de conhecimento, inclusive por meio de mentorias, lembrando que em situações nas quais os resultados não estão sendo alcançados, percebe-se a falta de determinados conhecimentos.

Sobre ser empreendedora, disse que o significado não se limita a “ter negócio próprio”. “Você pode ser empreendedora onde você estiver. Empreendedorismo é uma postura”. 

Em entrevista ao CCO, a palestrante disse que o primeiro desafio é, de fato, a autoliderança: “Liderar a si mesma, se colocar como protagonista, ter poder de escolha, saber manter os projetos em ação para atingir os objetivos, não desistir no meio do caminho”. 

Érica comentou, ainda, sobre suas primeiras impressões relativas à cooperativa: “Investimento nas mulheres, nas pessoas. Isso é muito bom! Então, a primeira impressão que me ficou é de sensibilidade, de um olhar mais inclusivo”. 

Todas as gerências do Sicoob Arcomcredi são ocupadas por mulheres

O gerente geral e coordenador do Sicoob Arcomcredi, Luciano Wagner Ferreira, disse que a participação das mulheres na cooperativa é efetiva desde o início, há 30 anos. No quadro de colaboradores, as gerências comerciais são todas de mulheres, assim como a gerência administrativa.

O que contribui para esse cenário, diz Luciano, é que “as mulheres têm a capacidade de fazer diversas atividades ao mesmo tempo, assim como a sensibilidade para solucionar os problemas com mais jogo de cintura, com mais carinho, com aquele toque feminino que faz com que os negócios se desenvolvam de maneira mais tranquila”. Também disse que as mulheres buscam mais capacitação e aperfeiçoamento técnico.

Ele percebe que a participação feminina no empreendedorismo em Arcos melhorou muito e que a maioria dos comércios na área central, as lojas, são geridas pelas mulheres. “A tendência é aumentar mais. Elas têm uma participação muito importante na questão da renda familiar. É um processo que considero extremamente natural”. 

Luciano citou os nomes de 23 colaboradoras da cooperativa, equipe de gerentes e demais funcionárias, dizendo, em seguida: “Nossa cooperativa tem alcançado grandes resultados gradativamente, nos últimos cinco anos, graças ao exímio trabalho de toda a equipe e à confiança que nossos cooperados nos deposita. Em 2022, fechamos os últimos quatro anos com aumento de 499% em sobras, resultado este que tem impactado principalmente no quanto investimentos em ações sociais na nossa comunidade”. 

Ao final da palestra, teve festa no Espaço Celebrare, com a presença do músico André Gouveia. 

O Sicoob Arcomcredi é sediado na avenida Magalhães Pinto, em Arcos. 

“Sicoob Arcomcredi tem uma preocupação aguçada em melhorar a vida da sociedade de Arcos”

Presente ao evento, o prefeito de Arcos, Claudenir José de Melo, disse ao CCO que a cooperativa sempre colabora nos eventos da Prefeitura e tem uma preocupação aguçada em melhorar a vida da sociedade de Arcos. 

Presença marcante das mulheres no comércio lojista em Arcos 

A gerente comercial do Sicoob Arcompcredi, Mariana Carvalho Valadão, disse ao CCO que o seminário é realizado com o propósito de valorizar a essência, o papel que a mulher desenvolve no dia a dia. “O cooperativismo hoje quer transmitir isso aí, a importância da mulher”.

Mariana observa que a mulher, na sociedade de Arcos, tem “um espaço sensacional”, principalmente no comércio, estando mais em evidência do que os homens. “O comércio lojista está praticamente dominado pelas mulheres e a gente tem uma fortaleza muito grande em Arcos, que são as transportadoras. Temos os homens numa linha de frente de logística e negociação, mas numa linha de frente quando se fala de gestão de pessoas, de administração, são as mulheres que tomam conta”, relatou.

O Sicoob Arcomcredi investe no Empreendedorismo de modo geral e também nas ações sociais. “A cooperativa, há muitos anos, está com esse foco, tanto no desenvolvimento dos colaboradores quanto no desenvolvimento dos cooperados. Temos também as questões sociais e a cooperativa apoia diversos segmentos”.

Ela vendia de porta em porta e montou sua empresa com o apoio do Sicoob Arcomcredi 

Margarida Pardini inaugurou uma loja de semijoias em julho de 2022. Antes disso, trabalhou 15 anos atendendo de porta em porta. Decidiu investir na empresa depois que fez uma mentoria. “Eu não teria montado a loja se eu não tivesse feito uma mentoria”, comentou, incentivando a busca de conhecimento. Ela disse que vivenciou todo um processo no qual praticou a autoliderança e o resultado tem superado as expectativas. 

“O desafio é muito grande, mas estou muito satisfeita. Nem sabia que sou tão bem aceita pelo pessoal de Arcos”.  Margarida é de Divinópolis e mora em Arcos há 21 anos. É cooperada ao Sicoob Arcomcredi e fala do apoio ao seu empreendimento: “Eu fui na ilusão de que, com o dinheiro que eu tinha, eu conseguiria montar um negócio, mas no meio do caminho o dinheiro acabou. Se não fosse o Sicoob, eu ia ter que dar ré”. 

Nayara Silva também contou com o Sicoob quando abriu a primeira loja 

Outra mulher empoderada que estava no evento é Nayara Silva, proprietária de duas lojas: uma de bijuterias e lingerie e outra de maquiagens. É cooperada ao Sicoob Arcomcredi desde que inaugurou o primeiro empreendimento, há 13 anos. “No início, o Sicoob me ajudou muito. O primeiro valor que tive veio do Sicoob, que foi o empréstimo para abrir uma das minhas lojas. Evoluímos bastante. Eles fizeram parte do nosso crescimento. Foram eles que depositaram toda confiança em nós”. Sobre a palestra, ela disse que foi maravilhosa e que deveriam acontecer mais eventos como este na cidade.

Marcinete Franco é cooperada

O CCO entrevistou três empreendedoras que estavam no evento.  Marcinete Menezes Franco está entre os sócios e diretores da Franco Imobiliária. É cooperada ao Sicoob Arcomcredi desde o início da cooperativa, tanto na condição de pessoa física quanto jurídica, assim como todas as empresas do Grupo Franco. “O trabalho da cooperativa é fantástico, desde quando inauguraram. Começou pequena e evoluiu bastante em termos de atendimento e tecnologia”.  A empresária elogiou o evento do dia, dedicado às mulheres, lembrando que elas movimentaram o comércio local (lojas de roupas, calçados, salões de beleza e outras). 

Jornalista Marcela Mesquita:  “O evento está lindo...”

Convidada para fazer a apresentação do evento, a jornalista Marcela Mesquita disse que se sentiu em casa ao chegar à cooperativa. Ela comentou: “O evento está lindo. Fiquei muito feliz pela confiança, pelo carinho de poder trazer um pouco do meu trabalho. De certa forma, senti essa emoção de ser mulher, aqui, esta noite”.

Para acessar cobertura fotografica completa do evento use o link

https://drive.google.com/drive/folders/1_fc91EaalJUKwRWu5zrtfAGuhmCiL7Q1

Fotos Junil Nascimento

Gerando valor, crescendo com você