APAE/Arcos reduz custos e supera limitações com criatividade e parcerias

APAE/Arcos reduz custos e supera limitações com criatividade e parcerias
Foto: Jornal CCO

AA diretora geral da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Arcos (APAE/Arcos), Marlene Costa, falou com o CCO para contar como vem superando as limitações financeiras e levando melhores condições à entidade. Ela afirma que as parcerias são fundamentais para isso e duas ações estão marcando este mês de setembro. 

A primeira, logo no início do mês, foi a revitalização do muro na fachada da instituição, com a parceria da Cimento Nacional, dentro do projeto Dia do Bem.

A segunda é a parceria com a Sustentar – Soluções Ambientais que possibilitar recursos a partir da colaboração dos arcoenses.


Dia do Bem traz fachada nova

Revitalização da fachada com grafite e pintura nova 

A nova fachada, com pintura, revitalização e arte em grafite do muro da APAE foi resultado do Dia do Bem, uma ação social realizada pela indústria Cimento Nacional, na manhã do dia 2 de setembro. 

A participação envolveu 50 voluntários, dentre empregados da empresa (Cimento Nacional), colaboradores da APAE, amigos e familiares. O evento aconteceu das 8 ao 12 horas. Marlene explicou que a empresa realizou este projeto também com a participação da comunidade, inclusive para a obtenção dos materiais e outros itens que foram usados para os serviços.

“Foi um dia muito especial. Uma energia muito boa, uma troca e fez bem para todos os envolvidos que fizeram gosto em trabalhar”. O próximo passo, diz a diretora, será revitalizar a fachada que fica voltada para a avenida Magalhães Pinto, assim que possível.


Óleo e gordura para reciclagem podem ajudar

O novo projeto da instituição tem por objetivos ampliar a arrecadação e melhorar os recursos destinados ao custeio da entidade, oferecendo melhores condições aos seus usuários.

Marlene explicou que a ideia nasceu de uma parceria proposta pela empresa Sustentar – Soluções Ambientais. “É uma ação simples, sem custo para a APAE, que pode gerar bons resultados e ajudar muito a instituição” – afirmou. Ela explicou que a empresa ‘Sustentar’ e a APAE estabeleceram um acordo, pelo qual, a entidade realizará a coleta de óleo e gordura usada nas cozinhas de residências, restaurantes e lanchonetes arcoenses. O óleo será recolhido e comprado pela Sustentar para seu projeto socioambiental, voltado à redução ou eliminação desses produtos que não são biodegradáveis. Outra alternativa de contrapartida pelos produtos arrecadados é a troca por materiais de limpeza e higiene, que, de qualquer forma, minimizariam os gastos da entidade com esses itens.

O projeto APAE e Sustentar foi fechado no dia 15 de setembro. Helberth Teixeira, engenheiro ambiental, sanitarista e proprietário da Sustentar, contou que este projeto socioambiental já existe há mais três anos e, depois de ser realizado noutras cidades, veio para Arcos, devido ao fato de ele ser arcoense.

Ele explica que, para a pessoa física que produz pouco resíduo de óleo e gordura, a venda gera valores baixos individualmente. Mas, quando reunida num ponto de coleta, tal como a APAE, pode gerar um benefício que contribui para a sustentabilidade da instituição. 

Helberth explica que se trata de um projeto socioambiental, pelo qual o óleo e a gordura são reciclados e destinados para produção de biodiesel, de ração animal e de produtos de limpeza, entre outras. A Sustentar atua como consultoria ambiental na gestão de resíduos.

Marlene faz um convite a para as pessoas doarem óleo e gordura usada para a entidade: “Todos sabemos que esses produtos, depois de usados, não tem serventia, e que é incorreto jogá-los na natureza, no lixo ou pelo sistema de esgoto. A única alternativa é recicla-los. A empresa Sustentar vai fazer isso e a APAE com as doações, estará ajudando também o nosso meio ambiente”. 

Ela esclarece que os produtos devem ser entregues na APAE, entre às 7 e 15 horas dos dias úteis, na Rua Major Valeriano Macedo, nº 1.060. Também há possibilidade de serem recolhidos nas residências, para isso, é necessário que o interessado ligue para a APAE no número (37) 3351-1886.