Avaliação diagnóstica da rede estadual de ensino começa nesta segunda-feira (27)

Avaliação diagnóstica da rede estadual de ensino começa nesta segunda-feira (27)

Nesta segunda-feira (27/2), todos os estudantes da rede pública estadual de ensino de Minas Gerais poderão testar as suas habilidades, de todos os componentes curriculares, de forma individualizada, por meio da Avaliação Diagnóstica. Os testes serão aplicados pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), nos formatos digital e impresso, para estudantes matriculados nas turmas regulares do 2° ano do ensino fundamental ao 3° ano do ensino médio, além das turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e de Correção de Fluxo, até o dia 10 de março.

O objetivo dessa importante ferramenta estratégica é avaliar de forma minuciosa, individual, o grau de conhecimento e habilidades dos estudantes em cada disciplina. Além disso, busca permitir aos professores e especialistas revisar o planejamento e adequar as estratégias de ensino às necessidades das turmas e dos estudantes.

Cabe ressaltar, ainda, que a Avaliação Diagnóstica é um dos requisitos previstos na Resolução nº 4.818/2023, do Prêmio Escola Transformação 2023, para a seleção de unidades que serão vencedoras e premiadas pelo projeto. O prêmio da SEE é uma iniciativa que reconhece práticas e experiências exitosas das escolas estaduais, a fim de contribuir no processo de melhoria da qualidade do ensino.

A superintendente de Avaliação Educacional da SEE/MG, Júlia Drumond, destaca a importância desta ferramenta. “A Avaliação Diagnóstica permite que a escola investigue os conhecimentos, competências e habilidades já desenvolvidos pelos estudantes e as que ainda estão em desenvolvimento, além de mapear pontos fortes e conhecer as dificuldades das turmas e de cada estudante, em específico. Esse diagnóstico contribui para nortear as ações que serão desenvolvidas e permite revisar o planejamento para adequar às necessidades que foram mapeadas na avaliação”, ponderou a Superintendente.

Testes

A aplicação será realizada em dois formatos: digital e impresso. A escola que optar pelo formato digital poderá orientar os estudantes a acessar os cadernos de prova pelo aplicativo Conexão Escola ou via web. Além disso, no estudeemcasa.educacao.mg.gov.br, estarão disponíveis os guias de orientação para acesso e navegação. As unidades de ensino também poderão imprimir os cadernos de provas e organizar um horário para que os estudantes façam os testes impressos.

A diferença entre os dois formatos é que o digital vai permitir o registro automático das respostas dos estudantes e o impresso contará com o lançamento das respostas dos estudantes, posteriormente, no portal do Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (SIMAVE).

Cadernos

A Avaliação Diagnóstica 2023 conta com oito tipos de cadernos de testes, distribuídos entre as escolas participantes. Os cadernos de teste são compostos por itens/questões de múltipla escolha e dispostos na prova com graus de dificuldade diferenciados entre fácil, médio e difícil.

A matriz de referência da Avaliação Diagnóstica foi construída com base nos Planos de Curso da rede estadual de ensino. As turmas de Educação de Jovens e Adultos/EJA serão avaliadas conforme as habilidades-foco, estabelecidas no Caderno Pedagógico da EJA com conteúdos específicos para os períodos.

Publicado pela Secretaria de Educação de Minas Gerais (24/02/2023)