Carlos Roberto, aguarda cirurgia ‘urgente’ há dois anos em Arcos

No ano passado ele estava no 34º lugar da fila de espera e, segundo a FUMUSA, são autorizadas somente nove procedimentos por ano. Segundo o médico que o diagnosticou em 2021, sequela pode ser irreversível

Carlos Roberto, aguarda cirurgia ‘urgente’ há dois anos em Arcos
Foto: Jornal CCO

Carlos Roberto da Silva, de 57 anos, é de Pains. Mora em Arcos há mais de 20 anos e já nem se lembra ao certo de quando veio para cá. Ele trabalhava em um depósito de uma empresa de materiais de construção civil, quando um vergalhão de ferro caiu sobre sua cabeça. Isso aconteceu em 2021.

“Foi um cacetada forte, quando um ‘ferro’ caiu na minha cabeça fez um ‘galo’, mas eu não imaginei que o problema fosse sério. Continuei trabalhando por mais quatro meses, mais ou menos”. Ele conta que aos poucos, foi perdendo a sensibilidade nas mãos, tendo sensação de desequilíbrio, com dificuldade de locomoção e que, de lá pra cá os sintomas só vêm piorando. Roberto reside sozinho no Jardim Bela Vista.

Carlos vem recebendo a ajuda de uma amiga, Gilda Socorro da Silva, diarista de 45 anos. Ela conta: “Quando o Roberto parou de nos vistar, eu comecei a correr atrás dos médicos para resolver o problema dele. Primeiramente, fomos a um médico aqui em Arcos. Ele marcou fisioterapia e deu atestado por três meses, pois parecia ser um problema no tornozelo”. Ela recorda que sua filha acompanhou Roberto, ao INSS, e lá o médico que o examinou disse que o problema não era para ortopedia e sim para neurologia.

Gilda lembra: “Daí, marquei e fomos a dois médicos em Belo Horizonte. Depois de diversos exames, o Dr. Paulo Pereira diagnosticou a compressão na coluna cervical e disse que necessitaria de cirurgia.”

Ela conta que, de volta a Arcos, o encaminhamento da cirurgia foi feito junto à FUMUSA e que o assunto lá está até agora. Conforme declaração em papel timbrado da Secretaria Municipal de Saúde de Arcos, informando que em 29/09/2022, foi dada a entrada, no Setor de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) do pedido de Autorização de Internação Hospitalar para cirurgia de Artrose Cervical Anterior do paciente Carlos Roberto da Silva. A declaração também informa e que o paciente se encontra em 34º lugar na fila de espera. No mesmo documento consta ainda que são realizados somente nove procedimentos desta natureza por ano e, por isso, Carlos se encontra sem previsão para a cirurgia que, já havia sido considerada “urgente” em outubro de 2021. 

Em outro laudo recentemente assinado pelo Dr. Paulo P. Christo, consta o Relatório Médico de 20/07/2023, com o seguinte texto reproduzido na íntegra: “O Sr. Carlos Roberto da Silva consultou neste consultório em outubro de 2021 e feito diagnóstico de compressão cervical e encaminhado para a neurocirurgia com urgência. O paciente não conseguiu até hoje o que levou o mesmo a uma piora progressiva e probabilidade de sequela definitiva. O paciente necessita de tratamento cirúrgico com urgência. Dr. Paulo Pereira Christo”.

Roberto preocupado com sua o aumento de suas limitações, conta: “Já falei diversas vezes com o prefeito Baiano. Ele disse que iria me ajudar. Mas, até agora não me deu retorno”.

Cansados de esperar e diante da possibilidade de maior demora, processo com pedido de liminar foi ajuizado, em 21 de junho, de 2023, pela Dra. Roseli Rosa no Tribunal de Justiça de Minas Gerais em Arcos (TJMG) e se encontra em tramitação na 2ª Vara da Comarca de Arcos.

Carlos e Gilda apresentaram todos os documentos a que se referiram ao Jornal CCO.

Atualização

O Jornal CCO solicitou informações à 2ª Vara da Comarca de Arcos, da data de 26/09/2023, e teve como informação que o processo segue a tramitação normal, uma vez que não foi concedida a liminar solicitada.