Contra Teorias Modernas (6)

"Uma refutação às teorias da grande explosão e da evolução darwinista. Fé e ciência harmoniosas."

Contra Teorias Modernas (6)
Foto: Pavel Danilyuk em Pexels.com

Deus criou todas as coisas do nada (Hebreus 11:3). A teoria da Grande Explosão diz que já havia átomos no universo viajando na velocidade da luz. Mas a Bíblia diz que todas as coisas foram criadas a partir do nada. O único Ser supremo que sempre existiu foi Deus. Ele é Deus de eternidade a eternidade (Salmos 90:2). Não houve bilhões de anos de existência da terra, muito menos milhões de anos de seres vivos. A criação foi feita em seis dias. Alguns há que tentam conciliar a teoria com a Bíblia, afirmando que o dia da criação aqui seria um "diaera", ou seja, um dia seria um período de vários anos. Porém, isto é um absurdo. Deus, ao comparar o sábado da criação com o dia de descanso dos israelitas, diz (Êxodo 20:11): "Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou." Nos versos adjacentes ao verso 11, Deus está falando do dia de descanso dos israelitas: o sábado. Este dia deveria ser observado por eles, cujo motivo o próprio Deus dá: Deus descansou neste mesmo dia. Além disso, ele está associando os dias da criação aos dias de trabalho dos israelitas. Observa como ele diz que em seis dias tudo foi feito. Dito de outra forma: Façam suas obras em seis dias, assim como eu fiz todas as coisas em seis dias.

Os animais e o homem não foram frutos de evolução. Os animais foram criados pela matéria existente, mas sob o poder imperativo de Deus; o homem foi criado pelo próprio Deus, e formado do pó da terra; a mulher foi formada de uma costela de Adão. Este último fato deveria ser motivo de humildade para nós, pois na sentença que Deus passou a Adão após este comer o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, Deus disse que o homem voltaria ao pó porque do pó fora formado (Gênesis 3:19). Como diz o apóstolo Paulo em Efésios 2:10: "Porque somos feitura sua [de Deus], criados em Cristo Jesus para as boas obras."

Como um complemento, nós poderíamos destacar também que Deus não abandonou o mundo à deriva. Ele mantém, ou sustenta, todo o universo pela palavra do seu poder (Hebreus 1:3). Não foi à toa que Jesus disse, enquanto esteve na terra: "meu Pai trabalha até agora, e eu também (João 5: 17). Este trabalho que o Pai e Cristo fazem refere-se a todas as coisas que eles operam no universo, não somente criando-o, mas também sustentando-o. Por fim, Cristo disse que todo o poder lhe fora dado no céu e na terra (Mateus 28: 18); não que ele ainda não fosse Deus, mas uma concessão feita a ele oficialmente pelo Pai depois de sua obra consumada na terra. Importante observar, em relação ao poder concedido a Cristo, que o verbo Grego está no aoristo passivo, o que indica que o poder não havia sido dado no momento da fala, como a tradução fiel indica, mas fora dado antes. Mas ninguém vê onde está a raiz do mal destas teorias animais, diabólicas e terrenas (Tiago 3: 15)? Vêm do coração corrupto do homem. O homem, morto em delitos e transgressões, afastado da comunidade de Israel, sem Deus no mundo, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos (Efésios 2:1-3).

HUDSON FLÁVIO

(Membro da Igreja Presbiteriana do Brasil em Arcos)