Identidade Presbiteriana: O consolo de Deus (Parte 4)

O quarto artigo da série proposta pela coluna Identidade Presbiteriana

Identidade Presbiteriana: O consolo de Deus (Parte 4)

Comparar a riqueza das figuras de linguagem do Salmo 23 com o registro histórico do Evangelho de João 10.14-15, 27-28, que registra as palavras do Senhor Jesus Cristo é muito edificante e animador. Segundo o Apóstolo João, o Senhor Jesus disse: “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas ... Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem, assim como o Pai me conhece, e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas ... As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão”.

Precisamos lembrar que se realmente cremos que “o SENHOR Deus é o nosso pastor”, então, nada nos faltará, ou seja, Deus nos dá o que é justo, Deus nos dá o que realmente precisamos, Deus é o bom pastor e cuida de seus filhos, se cremos que Deus é nosso pastor, aquilo que não temos não nos fará falta porque não precisamos.

Diante desta verdade bíblica, podemos dizer que somos ovelhas do bom pastor Jesus Cristo? Estamos unidos a ele pela fé e obediência à sua palavra? Ele é nosso Senhor e único Salvador? Se a resposta é sim, saiba que nada, absolutamente nada nos faltará na jornada. É claro que mesmo quando plenamente convictos de que o SENHOR Jesus Cristo é o nosso pastor, não podemos evitar o vale de sofrimento. Contudo, podemos desfrutar da segurança e do consolo do Senhor Jesus. Por isso, unidos a Cristo pela fé, podemos cantar no vale: “O SENHOR é meu pastor nada me faltará”, pois em cada experiência de perda, angústia, tristeza, opressão, fraqueza e humilhação que passarmos neste mundo, a vara e o cajado do bom Pastor nos assegurarão de que quer caminhemos “por sobre os montes”, quer passemos “pelos vales” estaremos “sempre na luz”. O único caminho seguro através desse vale é por meio do Senhor Jesus Cristo, que é a luz do mundo, o caminho, a verdade, a vida (João 14.6) e o Supremo e Bom Pastor que nos conduz em meio ao vale. Se estivermos com os olhos fixos nele, podemos caminhar com segurança e sem temor, pois Ele nos prometeu jamais nos abandonar no vale da sombra da morte. 

Sendo assim, nunca podemos esquecer que Jesus Cristo é nosso pastor, ainda que passemos pelo vale da sombra da morte, poderemos cantar confiadamente que a “bondade e misericórdia nos seguirão todos os dias da nossa vida; e habitaremos na Casa do Senhor para todo o sempre”. Amem!

REV. ÉDER HENRIQUE

(Pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil em Arcos)