Cuidados a serem tomados para evitar cair no Golpe da Malha Fina

Confira o artigo do Dr. Cayo Freitas, abordando o 'Golpe da Malha Fina'

Cuidados a serem tomados para evitar cair no Golpe da Malha Fina
Dr. Cayo Freitas, coluna Direito em foco (foto: arquivo pessoal

Como é de conhecimento de todos entre os dias 15 de março e 31 de maio de 2023 a Receita Federal recebeu mais de 41 milhões de declarações de imposto de renda. Inclusive, já no dia 31 de maio, o primeiro lote de restituição do imposto de renda já foi pago para as pessoas com mais de 80 anos de idade.

Ocorre que, após o envio da declaração de imposto de renda, uma análise é feita pelos sistemas da Receita Federal e, se forem encontradas divergências entre as informações, a sua declaração é separada para uma análise mais profunda, a famosa Malha Fiscal ou Malha Fina.

E é justamente nesse momento que você leitor deve ficar bastante atento. Criminosos já arquitetaram uma espécie de golpe, que vem sendo chamado de “Golpe da Malha Fina” e que ocorre da seguinte forma: um e-mail é enviado, informando que divergências foram encontradas no IRPF, algo muito próximo do exemplo abaixo.

Perceba que o texto é bem elaborado para dar a impressão de veracidade e, ao clicar no link disponibilizado ao final, você pode estar colocando seu computador, celular ou qualquer outro dispositivo em risco e vulnerável a vírus e outros softwares maliciosos que buscam obter, ilegalmente, informações fiscais, cadastrais e financeiras dos contribuintes.

A própria Receita Federal publicou uma nota em seu site oficial fazendo um alerta sobre o referido golpe orientando as pessoas que receberam o e-mail a tomarem as seguintes medidas preventivas: a) não abrir nenhum tipo de arquivo anexado; b) não acionar nenhum tipo de link enviado; c) excluir, imediatamente, o e-mail recebido.

Se por ventura você estiver em dúvida sobre a sua declaração de imposto de renda, inclusive se ela foi encaminhada para a Malha Fina, o ideal é entrar em contato com um contador ou advogado especialista de sua confiança, para maiores esclarecimentos.

Fontes:

· https://www.gov.br/receitafederal/pt-br

· https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/noticias/2022/dezembro/alerta-de-golpe-por-e-mail