Delegacia Virtual agora permite o registro de ocorrências de estelionato

Delegacia Virtual agora permite o registro de ocorrências de estelionato

Nas edições anteriores do Jornal CCO, tive a oportunidade de falar sobre o alarmante aumento da prática do crime de estelionato no nosso país, de acordo com os dados fornecidos pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2023. Ocorre que, muitas vítimas desse crime, deixam de tomar as devidas providências por uma variedade de motivos, dentre eles, a sensação de impunidade e o constrangimento de comparecer em uma delegacia de polícia para registrar a ocorrência.

Para aqueles que se encontram na condição de vítima dessa espécie de crime patrimonial, uma nova opção de registrar a ocorrência foi disponibilizada pela Polícia Civil de Minas Gerais: o registro on-line através da Delegacia Virtual.

 O acesso ao serviço é realizado através do link “delegaciavirtual.sids.mg.gov.br” ou através do aplicativo “MG App – Cidadão”. Uma vez que o sistema é acessado, a seguinte tela de solicitações aparece, bastando ao usuário clicar no campo “Estelionato” e preencher os campos solicitados na sequência.

Cabe lembrar que o registro da ocorrência é essencial para que a autoridade policial dê início aos trabalhos investigativos e busque elementos que possam responsabilizar, criminalmente, o agente responsável pela prática criminosa, assim, caso se encontre na condição de vítima, não deixe de tomar as devidas providências.

Caso tenha dúvidas ou dificuldades para registrar a ocorrência basta comparecer em uma sede da Delegacia de Polícia Civil mais próxima ou contratar os serviços de um advogado criminalista de sua confiança, oportunidade em que, certamente será muito bem orientado e acompanhado na solução do seu caso.

Fontes:

·Delegacia Virtual do Estado de Minas Gerais (delegaciavirtual.sids.mg.gov.br)