Balão intragástrico x Cirurgia da Bariátrica

Balão intragástrico x Cirurgia da Bariátrica

Uma grande aliada no tratamento atual da obesidade, a Cirurgia Bariátrica tem, no entanto, sido motivo de desconfiança para alguns e abuso para outros. A verdade é que, desde que respeitadas suas indicações, traz grandes benefícios para os pacientes com sérios problemas com o peso. Porém, se realizada sem os devidos cuidados, representa apenas uma troca de problemas, além do risco do paciente voltar a ganhar peso.

Existem várias técnicas, mas a mais utilizada atualmente consiste na retirada de parte do estômago associada a desvio do intestino. Assim, o estômago fica menor e o paciente se sacia mais rápido, comendo menos. E com o intestino mais curto, menos alimento é absorvido pelo tubo digestivo, saindo pelas fezes. Por ser um procedimento muito radical, novas modalidades de tratamento têm sido desenvolvidas. Uma delas, a colocação do balão intragástrico, vem sendo cada vez mais utilizada para se evitar a necessidade de cirurgias. Consiste na colocação de um balão preenchido por líquido dentro do estômago, diminuindo seu espaço interno, o que aumenta a saciedade e ajuda na perda de peso.

Quais os riscos da cirurgia bariátrica?

Se tomados os devidos cuidados, os riscos de infecção, choque anestésico, sangramentos e ruptura de pontos de sutura podem ser minimizados, como em qualquer cirurgia.

Periodicamente, o paciente submetido à cirurgia deverá realizar exames laboratoriais e clínicos para se descartar desnutrição, deficiência de vitaminas, anemia e osteoporose.

O maior problema é o paciente não ser bem esclarecido que, após a cirurgia, seus hábitos devem ser rigorosos quanto à dieta e atividade física. A cirurgia sozinha não traz resultados duradouros, e o paciente pode voltar a ganhar peso. Isso acontece com frequência se o paciente sofre de bulimia ou compulsão alimentar, e não foi tratado adequadamente antes da cirurgia.

Em alguns casos, há a necessidade de acompanhamento psicológico e psiquiátrico, pois pacientes com transtornos psíquicos podem ter seu quadro agravado com a cirurgia.

Quando está indicado o Balão Intragástrico?

Esse procedimento na verdade já existe há vários anos, e sua utilidade desde o início sempre foi de preparar o paciente para uma cirurgia posterior de redução de estômago. É indicada para se induzir uma perda de peso em grandes obesos, diminuindo o risco da cirurgia bariátrica que normalmente é realizada alguns meses depois. Os estudos científicos mostram que a colocação do balão como tratamento isolado ajuda muito pouco o paciente a perder grandes quantidades de peso, além de o peso perdido não ser mantido por muito tempo. Tem havido abuso na realização deste procedimento, com vários pacientes realizando o implante do balão. Aqueles pacientes que conseguem perder muito peso geralmente são os mesmos pacientes que conseguiriam perder peso apenas com reeducação alimentar e exercícios físicos. Por isso, não se trata de um procedimento de grande impacto para o tratamento da obesidade. Desde que o paciente entenda suas limitações, o uso do balão pode ser associado ao tratamento para perda de peso.