Eleitos são diplomados pela Justiça Eleitoral em Arcos
‘Compromisso ético e moral’ foi um dos destaques da fala do Juiz Eleitoral da Comarca de Arcos, Dr. Rafael Drumond de Lima
Ato solene
Na tarde desta quinta-feira, 12/12, a 18ª Zona Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, apresentou oficialmente os candidatos eleitos no pleito realizado no dia 06/10, para as cidades de Arcos, Iguatama e Pains, que fazem parte da Comarca. A cerimônia, que durou por cerca de uma hora, foi presidida pelo Dr. Rafael Drumond de Lima, titular da comarca de Arcos.
Além do juiz eleitoral, compuseram a mesa diretiva dos trabalhos: a promotora do MPMG/Arcos, Dra. Juliana Amaral de Mendonça Vieira, em substituição ao titular da promotoria eleitoral de Arcos, Dr. Rafael Benedetti Parisotto, que estava em audiência; o atual presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Arcos, Flávio Correia da Silva; e a presidente da subseção em Arcos da OAB/MG, Dra. Fabiana Guimarães. Também destacadas pelo cerimonial, no plenário, participaram as seguintes autoridades: o prefeito municipal de Iguatama, Lucas Vieira Lopes; a titular da 22ª Delegacia de Polícia Civil de Minas Gerais, em Arcos, Drª. Hionara Araújo Pimentel; o subcomandante, que responde pelo comando 63º Batalhão de Polícia Militar, Major PM César Henrique Bittencourt da Cunha; os presidentes da Câmara Municipal de Vereadores de Iguatama, Carlos Alberto Pinto, e da Câmara Municipal de Vereadores de Pains, Weulis Francisco dos Santos.
O juiz eleitoral da Comarca de Arcos, em seu pronunciamento de abertura, disse: “[...] este momento não é apenas o ápice de um processo eleitoral democrático, mas a consagração de um pacto de confiança firmado entre os eleitos e aqueles que lhes atribuíram seus votos. A democracia é o mais precioso dos bens públicos.”
O Dr. Rafael disse ainda que a democracia é o sistema que nos une, que dá legitimidade à diversidade de ideias e convida o cidadão ao dever coletivo de buscar um ambiente social mais justo e solidário. Ele também sublinhou que os eleitos foram escolhidos pelo povo para liderar, representar e honrar os cidadãos dos três municípios em evidência na solenidade.
Apresentação e entrega de diplomas
A chamada para a apresentação e diplomação dos eleitos iniciou pelo município de Iguatama, passando por Pains e concluindo com Arcos.
Em Arcos, foram diplomados os seguintes vereadores, com suas respectivas votações: Hernane Honório Dias “Queijinho da Saúde” (AVANTE), com 439 votos; João Paulo Ferreira “Joãozinho” (PSD), 1174 votos; Kátia Mateus (PL), 648 votos; Orlando Martins (Avante), 599 votos; Carlos Davi (PL), 536 votos; Jaiane Soares (Republicanos), 536 votos; Agenor “Genorinho” (Podemos), 448 votos; Alex Didier (Solidariedade), 390 votos; e Leslie Mariana (Agir), 356 votos.
Encerrando a diplomação, foram chamados os candidatos da coligação ‘Construindo um tempo novo’: Wellington Francelli Estevão Rodrigues Roque (Republicanos), eleito como prefeito de Arcos, tendo por vice-prefeito Ronaldo Gonçalves de Oliveira (PSD), com 13.718 votos, o equivalente a 56,68% do colégio eleitoral arcoense, conforme o site https://resultados.tse.jus.br/oficial/app, do Tribunal
Superior Eleitoral.
Ao se manifestar, Dr. Wellington, prefeito diplomado, emocionado, fez um discurso de gratidão à população de Arcos: “[...] este diploma representa o crédito e a fé de quase 14 mil pessoas desta cidade, que acreditaram em Ronaldo e Wellington[...]”.
Ele ainda disse que terá a responsabilidade de buscar as melhores soluções, nos próximos quatro anos, para a cidade e destacou as áreas da saúde, educação e segurança pública. Ao mencionar a segurança de Arcos, homenageou o Maj PM Bittencourt pela Implantação do ‘Olho Vivo’, quando ainda tenente na cidade. Outro destaque foi a necessidade de usar o poder de que foi investido para o bem da sociedade, deixando um legado dessa passagem.
O cardiologista, que assumirá o Executivo Municipal da cidade, concluiu seu discurso de diplomação e pediu ao destino que lhe conceda coragem para trabalhar por uma cidade melhor. Rogou pelas bençãos de Deus e conclamou: “Vamos juntos por uma Arcos melhor”.