Em menos de 3 meses, Arcos registra 2 novos casos de tuberculose

Em 2022, verificou-se o aumento no número de casos da doença no Brasil; em Arcos, foram cinco novos casos

Em menos de 3 meses, Arcos registra 2 novos casos de tuberculose
Foto: Agência Brasil

Arcos registrou dois novos casos de tuberculose e uma recidiva [reaparecimento da doença] neste ano de 2023 (em menos de três meses completos). Em 2022, foram cinco casos novos, dois a mais que em 2021.

O CCO solicitou os números locais à enfermeira Fernanda Santos, coordenadora da Vigilância em Saúde no Município, ao lermos a notícia da Agência Brasil postada hoje (24 de março de 2023 – editada por Kleber Sampaio).

Na matéria foi divulgado que o Brasil registrou, em 2022, 78 mil novos casos de tuberculose – um aumento de 4,9% em relação ao ano anterior. 

Foto: Perfil no Instagram do Governo de Minas Gerais

Outro fato preocupante noticiado é que, em 2021, o país teve recorde de mortes pela doença – 5 mil no total, maior número identificado nos últimos dez anos. “Atualmente, a tuberculose figura como a segunda doença infecciosa que mais mata, atrás apenas da Covid-19, além de ser a principal causa de morte entre pessoas que vivem com HIV e Aids” – de acordo com a notícia da Agência Brasil.

Sobre essa classificação das causas de morte, é importante dizer que, na União Europeia, as doenças cardiovasculares, em pleno 2020 (ano de pandemia de Covid 19), foram a “primeira causa de morte”, sendo que a Covid ficou em terceiro lugar. Essa informação foi publicada no dia 7 de março de 2023, também na Agência Brasil de Notícias, que citou o Gabinete de Estatísticas da EU – Eurostar, como fonte. Mas os dados são de 2020.

Casos de tuberculose em menores de 15 anos

Homens de 20 a 64 anos apresentam risco três vezes maior de contrair a tuberculose do que mulheres nessa mesma faixa etária. Além disso, em 2022, o país contabilizou 2,7 mil casos em menores de 15 anos, sendo que crianças de até 4 anos respondem por 37% dessas notificações. Essas informações são do Ministério da Saúde, publicadas pela Agência Brasil. 

Sintomas e Tratamento 

O Governo de Minas divulgou ontem (dia 23 de março de 2023), em sua página no Instagram, @governomg, que o diagnóstico da tuberculose é feito gratuitamente pelo SUS e o tratamento deve ser seguido até o final. 

As orientações são as seguintes: 

Em caso de tosse com duração de duas ou mais semanas, procure a Unidade Básica de Saúde. Febre, suor noturno, emagrecimento, entre outros sintomas, também podem estar presentes. A tuberculose tem cura! Saiba mais em saude.mg.gov.br/tuberculose.