EM TEMPOS DIFÍCEIS, LEIA A BÍBLIA SAGRADA (PARTE 2)

EM TEMPOS DIFÍCEIS, LEIA A BÍBLIA SAGRADA (PARTE 2)

Vivemos em um mundo cheio de problemas, cercado pela injustiça, corrupção e desigualdade social, por causa disso, surgem muitos questionamentos e nem sempre Deus nos explica tudo o que desejamos saber pelo fato de que nós não somos capazes de compreender tudo o que ele diz.  O livro de Habacuque nos ensina que os caminhos de Deus são justos e virtuosos e que ele tem poder para julgar com perfeição todos os povos, inclusive o seu. Mas o pecado é a maldição do mundo, o pecado é a desobediência à vontade de Deus e nunca fica sem julgamento, quem não ouve o chamado de Deus pela graça, certamente ouvirá a trombeta do juízo. Quem não anda no caminho do arrependimento, sofrerá inevitavelmente a o chicote do juízo de Deus, o mesmo Deus que é bom, justo, perfeito, supremo, sabe de tudo e nos dá uma oportunidade de confessar os nossos erros e abandonar nossos pecados. 

O livro do profeta Habacuque declara que o povo de Deus havia se afastado dos seus caminhos, abandonaram a Santa Lei do SENHOR Deus e se entregaram à idolatria, e isso resultou em profunda decadência moral e espiritual à nação. Quando o mundo piora o cristão deve aprender a viver pela fé, confiando em Deus, acreditando verdadeiramente que Deus está no controle de tudo.  Deus manifestou sua justiça no tempo de Habacuque, julgando os israelitas por seus pecados, condenou os caldeus por sua maldade e manifestou sua justiça em Jesus Cristo, “para a salvação de todo aquele que crê” (Romanos 1.16). 

No juízo final, Jesus virá como um poderoso guerreiro que marcha, abalando os fundamentos da terra, sacudindo as nações e fazendo estremecer os acampamentos de guerreiros inimigos. Mas para o povo de Deus, a igreja amada por Jesus Cristo, protegida e consolada pelo Espírito Santo, Jesus virá buscar os filhos de Deus, levando-os para o paraíso celestial. De fato, o evangelho que professamos faz mais do que trazer uma paz monástica e compreendê-lo cria em nós temor, tremor e exultação na esperança, mesmo em tempos de crises, por isso, no livro de Habacuque podemos ver um tripé que sustenta o cristão nos piores momentos de sua vida.

DEUS É BOM e a bondade de Deus também se manifesta em sua justiça, porque Deus é perfeitamente justo, por isso a injustiça não se perpetuará no seu mundo (Hc 1.6-20). DEUS É SOBERANO e sua soberania é clara sobre os governos da terra e todos nós estamos sujeitos à vontade do Rei dos reis e Senhor dos Senhores, porque os planos de Deus não podem ser frustrados (Jó 42.2) e o JUSTO VIVE POR FÉ E PELA FÉ. Fé é confiança em Deus, firmeza em Deus, é saber que estamos nas mãos de Deus. Sendo assim, o Senhor Deus é a nossa fonte da alegria e consolo, por isso podemos cantar, mesmo no meio da calamidade: “Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; Todavia eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação”. (Habacuque 3.17-18). 

REV. ÉDER HENRIQUE (Pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil em Arcos)