Mãe, um alicerce da família

Mãe, um alicerce da família

Dia de Nossa Senhora de Fátima, dia das Mães e dia Internacional da Família são datas comemorativas para expressar o amor, o carinho, a ternura e a proteção das mães pelos filhos. É o amor das mães terrenas e da Mãezinha do céu que fortalece o vínculo da família.


Dia de Nossa Senhora de Fátima

A Igreja celebra Nossa Senhora de Fátima, no dia 13 de maio, por causa das aparições em Fátima, Portugal, em 1917. A Virgem Maria que é mãe de Jesus, apareceu seis vezes aos três pastorzinhos, Lucia, Francisco e Jacinta, pedindo-lhes orações, penitência e conversão. Recomendou também que rezassem o Terço todos os dias.


Dia das Mães

O Dia das Mães é uma celebração que surgiu nos Estados Unidos, sendo fundada por Anna Jarvis, filha da ativista Ann Jarvis. Ele foi criado por Anna como uma forma de homenagear sua mãe, falecida em 1905. Em maio de 1908, foi considerado o primeiro Dia das Mães e sua criação oficial aconteceu em 1914.  A popularização desta festividade expandiu-se para vários países, inclusive ao Brasil, onde é celebrada, no segundo domingo do mês de maio. Neste dia é homenageado todo o amor, carinho e dedicação que as mães têm com seus filhos. A mãe é tão importante para a família, que o próprio Deus trouxe seu filho Jesus ao mundo através de uma mulher.


Dia Internacional das Famílias 

O Dia Internacional das Famílias é celebrado anualmente no dia 15 de maio. A data foi proclamado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas em 1993, com a resolução A/RES/47/237, e reflete a importância que a comunidade internacional atribui às famílias. O Dia Internacional oferece uma oportunidade para promover a conscientização sobre questões relativas às famílias e para aumentar o conhecimento dos processos sociais, econômicos e demográficos que as afetam.

Datas como essas são importantes para meditar sobre a importância do amor e do diálogo dentro das famílias, respeitando o papel de cada membro, levando em consideração a palavra de Deus. É necessário que a família se desenvolva na vivência da oração, principalmente nas tomadas de decisões, pois família que reza unida, permanece unida.

Louvado seja DEUS e que a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja sempre conosco e salve a Maria.  A Sagrada Família de Nazaré, “JESUS, MARIA e JOSÉ” é o modelo de família a seguir.