Gabriel Lindolfo vence 1º Torneio de Xadrez “Dice Chess” em Arcos

O 1º Torneio de Xadrez Dice Chess (Xadrez com Dados) foi realizado em Arcos no período de março/abril, no Varanda Bar.

Gabriel Lindolfo vence 1º Torneio de Xadrez   “Dice Chess” em Arcos
O vencedor foi Gabriel Lindolfo, de apenas 10 anos. Em 2º e 3º lugares ficaram, respectivamente, Fabrício Cardoso e Délcio Ribeiro (foto).

O 1º Torneio de Xadrez Dice Chess (Xadrez com Dados) foi realizado em Arcos no período de março/abril, no Varanda Bar.

O vencedor foi Gabriel Lindolfo, de apenas 10 anos. Em 2º e 3º lugares ficaram, respectivamente, Fabrício Cardoso e Délcio Ribeiro (foto). 

Gabriel é filho de Luciana Vieira e Lindolfo Vieira. É aluno do Colégio Losango.

O evento foi coordenado pelo enxadrista e árbitro Walter Ferreira Júnior, natural de Itaúna e residente em Arcos desde 2019.

Walter informou ao CCO que “vários aficionados do futebol e outros puderam presenciar grandes batalhas do jogo de xadrez, considerado também como arte e ciência”.

Walter explica que Dice Chess, ou Xadrez com Dados, “é mais uma modalidade das várias existentes do xadrez tradicional ou clássico, quando dados são utilizados para determinar quais peças o jogador pode mover, diferenciando, desta forma, uma nova estratégia a ser utilizada”.

Se você se interessa pelo jogo de xadrez e quer conhecer essa variante, pode entrar em contato com o enxadrista Walter Ferreira Júnior, pelo telefone (37) 99947-5253. Ele passará informações sobre regras e softwares próprios para a prática da modalidade.

Enxadrista e árbitro Walter Ferreira Júnior e o campeão Gabriel


Resumo do currículo enviado ao CCO

Walter Ferreira Júnior, enxadrista da Confederação Brasileira de Xadrez e Federação Internacional de Xadrez, é instrutor da Federação Mineira de Xadrez desde 1989 e mantém a Academia “Xadrez... Magia... & Cia”, na qual vários de seus ex-alunos se tornaram campeões mineiros e brasileiros em diversas categorias. 

Foi presidente do extinto Xeque-Mate Xadrez Clube de Itaúna em 1981/82 e vice-presidente da Federação Mineira de Xadrez em 1992/93.

Walter nasceu em Itaúna-MG em 16 de fevereiro de 1958. Despertou seu interesse pelo xadrez em 1972. Aprendeu as primeiras noções no xadrez com seu irmão Aluízio Nogueira Ferreira, mas deve seu grande impulso aos treinamentos com seu tio Geraldo Gonçalves de Freitas (in memoriam), da capital mineira.

Dedicou grande parte de sua vida ao estudo e à prática do xadrez, participando em diversos  torneios estaduais, nacionais e internacionais (mais de cem, desde 1972).

Foi campeão mineiro absoluto em 1980. No mesmo ano, sagrou-se campeão brasileiro universitário individual. Depois de tornar-se vice-campeão mineiro em 1982, abandonou quase por completo a prática de torneios e se dedicou a ministrar aulas particulares na Academia de Xadrez; e logo após em escolas

particulares, estaduais e municipais de Itaúna. Em 2002, decidiu retornar à prática do xadrez, aos 44 anos de idade. Walter tem como complemento nos estudos a prática em torneios e partidas on-line em sites específicos. 

Colocações de expressão nacional e internacional

Campeonato Mineiro Absoluto - Belo Horizonte, 1º lugar (1980); Campeonato Brasileiro Universitário - Florianópolis (SC), 1º lugar (1980); Campeonato Mundial Amador, Thessaloniki – Grécia, 28º lugar (2012); Campeonato Panamericano Amador, Montevidéu – Uruguai, 11º lugar (2013); I Internacional On-line STEMbyme, Internet Chess Club, 20º lugar (2015).

Também teve participações em órgãos de representação.