Hoje (15/02) é o último dia para as inscrições no programa Trilhas de Futuro do Governo do Estado

Programa oferece 77 cursos profissionalizantes gratuitos e com ajuda de custo para transporte e alimentação; 124 cidades têm opções

Hoje (15/02) é o último dia para as inscrições no programa Trilhas de Futuro do Governo do Estado

Termina nesta quarta-feira (15/2) o prazo de inscrições para a terceira edição do Trilhas de Futuro, programa do Governo de Minas que oferece, de forma gratuita, cursos profissionalizantes em instituições privadas e públicas.

O Trilhas de Futuro é um projeto do Governo do Estado de Minas Gerais para a oferta gratuita de cursos técnicos aos estudantes e egressos do ensino médio.

São 40 mil novas vagas, distribuídas em instituições credenciadas de 124 municípios mineiros. Os interessados podem escolher entre as 77 opções de cursos técnicos. Outras informações e inscrições são feitas por meio deste site: 

https://www.trilhasdefuturo.mg.gov.br/?keyword=&creative=&gclid=CjwKCAiA_6yfBhBNEiwAkmXy58aL1wgKx9fxXvsUoAvpc0N0lRH1X-80SboWkRe0HTjrUydjOyemfxoC-U8QAvD_BwE

Para participar do programa, não há limite de idade, mas a seleção dos estudantes leva em consideração ordem de prioridade — conforme a Resolução SEE n°4.794, de 22/11/2022. Os selecionados recebem ajuda de custo para alimentação e transporte.

Documentação necessária

Dados e documentos necessários para a inscrição: nome completo do candidato/estudante; nome social (quando for o caso); data de nascimento; sexo e raça; nacionalidade e naturalidade; endereço completo, inclusive CEP; telefones de contato; e-mail (se possuir); CPF do aluno; nome e CPF da mãe/pai ou responsável legal; declaração se o candidato/estudante possui deficiência; escolaridade que possui no momento da inscrição; rede de ensino em que está cursando ou concluiu o ensino médio; indicação do curso de interesse, do turno, da instituição e do endereço de preferência; e informação sobre ocupação profissional.

Próximos passos

Após a inscrição, os estudantes devem aguardar a divulgação dos resultados da alocação, que será noticiada pelos canais oficiais da Secretaria de Educação. O candidato selecionado deverá ir presencialmente à instituição escolhida para realizar a matrícula. Todo o processo é gratuito.

Arcos

Para Arcos há 1.063 vagas, em 13 cursos técnicos que serão ministrados em três instituições IFMG Arcos MG, SENAI e Dominus Educação. Os cursos ofertados em Arcos são de técnico em: automação industrial, eletroeletrônica, eletromecânica, eletrotécnica, enfermagem, estética, informática, mecânica, meio ambiente, qualidade, química, redes de computadores e segurança do trabalho.

Fonte: Superintendência de Imprensa do Governo do Estado