Sete escolas privadas de Arcos se empenham na proteção de seus alunos

Sete escolas privadas de Arcos se empenham na proteção de seus alunos
Foto: Projeto Criança Livre do Trabalho Infantil

No município de Arcos estão instaladas, 12 escolas públicas e três creches municipais, cinco escolar públicas estaduais, uma federal e sete escolas particulares. São mais de oito mil alunos e destes, quase dois mil, estudam em escolas particulares.

As escolas públicas vêm recebendo recursos do estado e do município para aprimorar suas estruturas de segurança, tais como a instalação de câmeras de monitoramento interno e externo às instalações. 

Mas, como está a segurança das escolas privadas no município de Arcos?

Para responder esta pergunta, o CCO buscou informações junto às escolas: Centro Educacional Conceição Ferreira Nunes (CECON), Colégio Losango de Arcos, Dominus Educação, Escola Nossa Senhora do Carmo, Instituto Pedagógico Arcoense (INPA) e Instituto Educacional Maria Aparecida Ribeiro (Passos Firmes) e a Escola SENAI Arcos CFP Eliezer Vitorino Costa.

Em todos os estabelecimentos de ensino temos equipamentos senão iguais semelhantes. Utilizam câmeras de circuito interno de monitoramento, incluindo com visualização de áreas externas, próximas à escola. O controle de acesso às escolas é feito de forma visual e/ou por interfone e pessoas estranhas à instituição só tem acesso mediante identificação para que seja autorizada a entrada. Muros e/ou cercas são altas e contam com concertinas. As escolas também estão contratando ou já têm agente de segurança (vigilante) para o período de funcionamento dos estabelecimentos ou para os momentos de entrada e saída dos escolares.

Todas as direções de escolas mantém contato com grupos de pais, com quem se reúnem regularmente e algumas criaram grupos para tratar especificamente do assunto segurança escolar.

Para as orientações feitas aos pais, a maioria diz estar veiculando a cartilha do programa de Proteção Escolar da PMMG, recomendando, dentre outros procedimentos, não repassar notícias falsas, especialmente aquelas que podem resultar em temor ou pânico nas comunidades escolares.

Também por questões de segurança esta reportagem não detalha as ações e procedimentos de cada instituição de ensino.

Polícia Militar já visitou 50% dos estabelecimentos de Arcos

Destaque-se que, conforme a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), todos os estabelecimentos de ensino vêm recebendo maior atenção e orientações regulares, dentro do programa Proteção Escolar. Com a visitação prevista para hoje (24), a 241ª Cia PM totaliza 14 estabelecimentos de ensino visitados, alcançando 50% dos estabelecimentos no município de Arcos.