Jovens e adultos que interromperam os estudos podem recomeçar a qualquer momento, em Arcos

Se o aluno é aplicado, existe a possibilidade de concluir os ensinos fundamental e médio em seis meses

Jovens e adultos que interromperam os estudos podem recomeçar a qualquer momento, em Arcos

Como é oferecido, em Arcos, o ensino para quem já chegou à juventude ou à vida adulta, é alfabetizado, mas não seguiu com os estudos? O CCO foi verificar para orientar você – que está planejando investir na educação – ou que conhece alguém que precisa concluir o ensino básico.

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Centro Estadual de Educação Continuada (CESEC) em Arcos funciona, atualmente, por meio de curso semipresencial e certificações.

A unidade atende jovens e adultos que não cursaram ou não concluíram as etapas da Educação Básica correspondente aos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

O EJA no CESEC Arcos corresponde às séries finais do Ensino Fundamental (6º, 7º, 8º e 9º anos) e ao Ensino Médio (1º, 2º e 3º ano). Uma vez que as aulas são semipresenciais, o aluno precisa cumprir de forma presencial uma carga horária de, no mínimo, 16h em cada componente curricular. 

A idade mínima para matrícula nos cursos ministrados no CESEC, conforme Lei nº 9.394/96, é de 15 anos para os anos finais do Ensino Fundamental e 18 anos para o Ensino Médio. Atualmente, a unidade tem alunos na faixa etária de 15 até mais de 60 anos. São 409 matriculados – de Arcos, Lagoa da Prata, Pains, Iguatama, Córrego Fundo. Esse número é variável, uma vez que o CESEC recebe novas matrículas diariamente. Que tal juntar-se a eles? O Estado fornece os livros didáticos, Planos de Estudos e Avaliações impressos. 


Matrícula pode ser feita em qualquer época do ano 

A matrícula pode ser feita no CESEC em Arcos, situado na rua Messias Macedo, 580, bairro Macedos, no horário de 13h às 21h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 37 - 3351 3700

O ano Letivo no CESEC começa em fevereiro, obedecendo ao mesmo calendário das escolas estaduais de ensino regular. Porém, a matrícula pode ser feita em qualquer época do ano. O aluno pode iniciar o curso até no último dia do ano letivo.


Não é necessário estar na unidade de segunda a sexta 

Não é necessária a presença diária do aluno. Cada aluno faz seu horário de acordo com o horário do professor do componente curricular que está cursando. Cada professor atende duas tardes e três noites, de forma que ele pode frequentar à tarde ou à noite nos dias que tiver disponibilidade e até nos dois horários. O horário da tarde é de 13h às 16h12; o horário da noite é de 18h12 às 21h24.


Atendimento individualizado, respeito ao ritmo de aprendizagem do estudante e à disponibilidade de tempo   

No EJA, não há divisão de turmas nem de séries. Existem os módulos, divididos em Planos de Estudo e Avaliações, em cada componente curricular. “A metodologia de ensino e aprendizagem oferecida pelo CESEC curso possibilita o atendimento individualizado, a flexibilidade na organização do tempo escolar, o respeito ao ritmo de aprendizagem do estudante e sua disponibilidade de tempo para os estudos”, informam.


Em quanto tempo é possível concluir os estudos no EJA do CESEC?

Um aluno que se inscreve para estudo correspondente ao ensino fundamental e ensino médio conclui em quanto tempo, se estabelecer horas diárias de estudo na unidade de segunda a sexta-feira?

A unidade de ensino responde que não é possível estipular um tempo de conclusão, porque depende do desenvolvimento de cada aluno e da disponibilidade de tempo para estudar em casa e na escola. Mas informam que alguns alunos que podem frequentar todos os dias conseguem concluir o Ensino Fundamental e o Ensino Médio em cerca de seis a sete meses.

Modalidade presencial – A Educação para Jovens e Adultos (EJA) em Arcos, na modalidade semipresencial, funciona somente no CESEC, mas se você prefere o curso 100% presencial, no momento, também existe o EJA do Ensino Médio na escola estadual Berenice de Magalhães Pinto. Informe-se na escola. 

As informações sobre o CESEC foram enviadas ao CCO pela diretora, Rosemay Andrade e pela supervisora pedagógica Elisângela Duarte.

Rosemay Andrade - Diretora, 


Arcos não oferece curso de alfabetização para adultos 

O curso do CESEC é para pessoas que já são alfabetizadas, ou seja, pessoas que leem e escrevem e que desejam aprender os conteúdos correspondentes às séries finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e ao Ensino Médio (1º ao 3º ano). 

Em Arcos também existem pessoas adultas que não sabem ler nem escrever. Algumas, nessa situação, não alfabetizadas, procuram o CESEC, no entanto, não podem ser matriculadas. 

No momento, nenhuma escola estadual ou municipal de Arcos trabalha com alfabetização de adultos. Um projeto do Executivo Municipal que está em tramitação na Câmara prevê, dentre outras atividades temporárias, a EJA – Educação de Jovens e Adultos – Alfabetização, no Programa Educação Total. Ainda será votado no Legislativo. Fique atento! O CCO irá divulgar o resultado da votação e todo o processo até a implantação.  


Ex-aluna do CESEC em Arcos está cursando Psicologia 


 Shirley Fonseca recomeçou os estudos aos 47 anos

Esta é uma história inspiradora para você que perdeu a esperança de conquistar um diploma. A arcoense Shirley Amaral de Mendonça Fonseca, hoje com 51 anos, concluiu a alfabetização em 1982. Formou-se na 4ª série e logo depois precisou deixar os estudos para trabalhar, porque queria ajudar os pais, que viviam com dificuldade. “Meu pai na lavoura e minha mãe, como lavadeira. Eu queria aliviá-los pelo menos com os meus gastos; e foi assim também com meus nove irmãos”.

Shirley, com apenas 10 anos, sentiu que era seu dever ajudar os pais e por isso deixou os estudos. O tempo foi passando e foram surgindo novos projetos. Casou-se, teve dois filhos e veio a responsabilidade de criá-los.

Quando os filhos cresceram e casaram, ela decidiu recomeçar.  “Foi aí que, aos 47 anos, procurei pela instituição CESEC, onde fui acolhida de forma maravilhosa pela equipe, direção e professores. Eles me trouxeram, além do excelente ensino, porções diárias de incentivo e motivação. Assim, concluí o ensino fundamental e médio”. Isso foi em 2019 e, logo no ano seguinte, ela prestou vestibular para o curso de Psicologia no Centro Universitário UNA, em Bom Despacho. Hoje, está cursando o 8° período do total de 10. A conclusão está prevista para o final de 2024.

Shirley concilia os estudos com o trabalho em uma clínica de estética. Também lidera um grupo de mulheres na igreja, uma vez por semana, procurando ser útil a elas no que for preciso. Mas, hoje, o foco é na faculdade e nos estágios. “A psicologia é, para mim, um sonho que está sendo realizado com a imensa ajuda do CESEC”.

Para quem pensa que terá muita dificuldade em aprender os conteúdos, por não estar mais tão jovem, a futura psicóloga orienta: “Segundo a psicologia, o cérebro adulto é bastante maleável, podendo se adaptar a novas circunstâncias. Essa capacidade é devido a algo que chamamos de plasticidade do cérebro; ela te capacita a adaptações para a aprendizagem ao longo da vida, mesmo depois de mais velho [...]. Então, o cérebro pode se adaptar, pode fazer essa reconexão neural e a pessoa pode voltar a aprender”.

Nossa entrevistada recorre ao apóstolo Paulo para encorajar quem tem medo desse desafio de aprender. “Posso todas as coisas Naquele que me fortalece” (Filipenses 4.13).