Mística Literária: "As Faces do TDI na Última Casa da Rua Needless"

Confira os comentários sobre esta obra abordada por Francielle Ferreira em sua coluna Mística Literária

Jul 31, 2024 - 16:24
Jul 31, 2024 - 16:29
 0
Mística Literária: "As Faces do TDI na Última Casa da Rua Needless"

A romancista de terror americano e britânico, Catriona Ward, arquitetou um enredo descomunal em sua fascinante obra gótica intitulada “A ÚLTIMA CASA DA RUA NEEDLESS”. 

A trama cuida da vida de Ted Bannerman que mora com sua filha Lauren e sua gata Olívia, no final de uma rua sem saída, chamada Needless. Cumpre ressaltar que needles, em inglês, significa “agulhas” e tem a ver com o enredo do protagonista.

Ted é um homem introvertido que tem a memória muito falha e foi considerado suspeito no desaparecimento de uma menina de 6 anos, chamada Laura Walters ou Lulu. Tal crime ocorrera há onze anos, na floresta vizinha. Isso por si só já instiga nossa curiosidade e começamos a analisar a personalidade estranha de Ted e se ele teve algum envolvimento no crime.

O suspense aumenta quando Didi, a irmã de Laura, muda-se para a casa ao lado da de Ted em busca de respostas e de vingança. Assim, procura pelo criminoso que acredita ser seu vizinho e também tem esperança de Lulu estar viva.

O livro de terror nos confunde diversas vezes e faz cair por terra todas as conclusões que são formuladas durante a leitura. Ficamos sem fôlego para descobrirmos quem é o assassino e onde está Laura ou o corpo dela. A grande verdade é que nem tudo é o que parece e as aparências enganam.

Em muitos capítulos sofremos com a horrenda história de um dos personagens diante da dor e trauma que passou. Através dos relatos e das explicações científicas, é possível compreender como o nível de abuso infantil pode desaguar no transtorno dissociativo de identidade, TDI .(*)
 A personalidade da vítima se fragmenta para lidar com o abuso. De acordo com os dados levantados pela autora, “é o último recurso da mente, quando ela se depara com dor e medo insuportáveis”.

Ademais, essa história expõe claramente como nosso intelecto acaba por construir certos preconceitos de um padrão social de criminoso. Entretanto, por óbvio, criminosos não têm “a cara do crime” que cometeram.

Outro ponto explorado, é o fato do egoísmo transformar pessoas “de bem” em covardes, sustentando omissões e mentiras para as pessoas que amam.

Leia essa obra para desatar vários nós de sua mente ao descobrir a verdade sobre os intensos personagens e compreender sobre TDI. Além de responder: TED É CULPADO OU INOCENTE?

A imagem, bem como as citações foram retiradas do livro em comento, cuja publicação brasileira foi feita pela Editora Jangada, em 2022, São Paulo/SP.

_____________________________
  (*) “O transtorno dissociativo de identidade, anteriormente chamado transtorno de personalidades múltiplas, é um tipo de transtorno dissociativo caracterizado por dois ou mais estados de personalidade (também chamados alter egos ou estados do eu ou identidades) que se alternam.”