Quarta-Feira de Cinzas, início da Quaresma e da Campanha da Fraternidade

Leia o artigo da coluna Fé e Reflexão, proposto pelo articulista Antonio Airton, abordando o período da Quaresma

Quarta-Feira de Cinzas, início da Quaresma e da Campanha da Fraternidade
Foto: Antonio Airto, colunista de Fé e Reflexão do Jornal CCO


Nesta quarta-feira (14), iniciou-se a Campanha da Fraternidade, dia que marca o início da Quaresma. Neste 2024, a campanha trouxe como tema: “Fraternidade e amizade social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8).

O objetivo geral da tradicional campanha é contribuir para despertar nas pessoas o valor e a beleza da fraternidade humana, promovendo e fortalecendo a experiência da amizade social. Um desafio para superar a cultura da indiferença para com os outros.

O tema Amizade Social nos convida a refletir sobre as causas dos conflitos, nas relações humanas.

O lema extraído do Evangelho de Jesus, “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8), reforça a importância da igualdade e da irmandade em Cristo. Devemos ser um povo unido, com objetivos para o bem comum. O próprio Deus não faz distinção de pessoas, Ele ama a todos incondicionalmente, mas, nos chama a deixar os pecados.

Chama-se ‘Quaresma’ o período de 40 dias de jejum e penitência que precedem a festa da Páscoa. Essa preparação existe desde o tempo dos Apóstolos, que limitaram sua duração a 40 dias, em memória do jejum de Jesus Cristo no deserto. “Jejuou quarenta dias e quarenta noite, depois, teve fome”. (Mt 4-2)

Na celebração da Santa Missa de Cinzas é traçado um sinal da cruz na cabeça dos fieis com cinza umedecida em água benta. As cinzas utilizadas provêm da queima dos ramos que foram abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior (2023). No ato da aplicação do sacramental na testa, o sacerdote profere as seguintes palavras “Convertei-vos e crede no Evangelho.” (Mc 1-15)

“Lembra-te que tu és pó e ao pó tornarás”. Gênesis cap.3 versículo19.

É importante mencionar que no livro de Gêneses cap.2 versículo 7 “O Senhor Deus formou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente”.  Nascemos com sopro do Espírito Santo, mas à medida que pecamos começamos a perde-lo e quando ficamos sem o Espírito de DEUS nos tornamos pessoas ruins, vingativas, por isso voltaremos a ser pó. 

Muitas passagens bíblicas relatam sobre o pó e as cinzas. Gostaria de mencionar um tempo em que, o povo estava em pecado e DEUS resolveu enviar uma mensagem de arrependimento, Jonas cap. 3, versículo 6 “Porque esta palavra chegou ao rei de Nínive, ele levantou-se do seu trono, e tirou as suas vestes, e cobriu-se de pano de saco, e assentou-se sobre a cinza”

Estamos, portanto no tempo litúrgico da Quaresma. É tempo de reflexão, arrependimento, conversão e perdão. É tempo de olhar para trás, ver nossos erros, tirar tudo que nos paralisa, que nos destrói, que nos fere e aparar nossas arestas que ferem nosso semelhante. É tempo de nos fortalecermos espiritualmente e de voltar à amizade com as pessoas e com nosso PAI CRIADOR.

Os três exercícios da quaresma são: oração, penitência e caridade.
A oração inclui falar com DEUS e ouvi-lo. Para isto se faz necessário ler a Bíblia Sagrada.

A penitência é uma forma de aproximação e de reconciliação com DEUS. Inclui sabermos o que é certo ou errado, arrepender-nos dos erros, afastarmo-nos daquilo que nos distancia das pessoas e de DEUS. Devemos, ainda, nos abster, em jejum, de certos hábitos ou prazeres carnais e, principalmente, abandonar os vícios da escravidão que são sustentados pelo maligno, além de perdoar a quem nos ofendeu.

A caridade consiste em olhar as pessoas com os olhos de DEUS e fazer a ela o que CRISTO faria, principalmente amando-as sem distinção.

Louvado seja DEUS e que a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja sempre conosco.

Antonio Airton