Agosto: mês vocacional “O Chamado de Deus”

Agosto: mês vocacional “O Chamado de Deus”

A palavra Vocação vem do latim, “Vocare”, que significa chamado ou convocação. Conforme o costume da Igreja, agosto é reconhecido, no calendário, como o mês vocacional desde 1981. Originou-se na 19.ª Assembleia Geral, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). 

É um tempo propício para orações, reflexões e ações nas comunidades. Neste ano, a Igreja escolheu para o mês vocacional o tema “Vocação: Graça e Missão” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho” (Lc 24, 32-33). 


Deus nos chama individualmente

Vocação é um chamado de Deus a uma pessoa. Esse chamado é individual, possui características únicas para cada um. Por isso, há uma etapa fundamental na vida de cada ser humano, chamada de discernimento vocacional. São infinitos os caminhos para os quais Deus convoca cada um. São vários os tipos de vocação. Pode ser na área da saúde, da educação, da política, na área religiosa, familiar. Há diversas possibilidades que, acima de tudo, nos permitem desenvolver e dar continuidade às obras de Deus. “Vocação é dom de Deus, que deve ser estimulado com oração e jejum”.


Algumas vocações religiosas

1- Vocação sacerdotal: religiosos chamados exclusivamente a anunciar o evangelho e guiar a comunidade rumo ao caminho de Deus. Aqui estão os diáconos, presbíteros e bispos. 

2- Vocação religiosa: pessoas que se consagram a Deus por meio dos votos religiosos de pobreza, de obediência e castidade, geralmente, seguem e servem a Cristo por meio de uma Congregação Religiosa. 

3- Vocação matrimonial ou Laical: esse tipo de vocação pode ser vivida por leigos batizados que participam da comunidade cristã por meio da Igreja. Podendo participar de diversos propósitos de vida a ser encontrados, através do ministério familiar ou ações missionárias.


Celebrações dominicais

A cada domingo do mês de agosto, é celebrado um grupo de vocação.

1º Domingo: Vocação sacerdotal, representa Cristo na comunidade.  Destacamos a vocação dos ministros ordenados (diáconos, presbíteros e bispos).

2º Domingo: Vocação familiar. Destacamos a celebração do Dia dos Pais, neste ano acontece dia 14, no segundo final de semana de agosto, celebramos também, o dia da vocação à vida familiar. Cabe aos pais, com amor, compaixão e fé, fazer do seu lar um ambiente de paz e conduzir seus filhos nos valores cristãos. 

3º Domingo: Vida Religiosa Consagrada. No terceiro domingo do mês vocacional, a Igreja lembra os religiosos e consagrados seculares que estão sempre a serviço de Deus, por meio da oração, da missão, da educação e da caridade. Os Consagrados dedicam o seu tempo a funções eclesiásticas, pastorais e humanitárias. Ex: noviço(a), frei, freira, frade. Olhamos para a vocação das pessoas de vida religiosa consagrada que professam os votos de pobreza, castidade e obediência. 

4º Domingo: Vocação Laical ou Matrimonial. Dia dos ministérios leigos, Por leigos entendem-se aqui todos os cristãos, isto é, os fiéis que, depois do Batismo, constituem o Povo de Deus. O leigo tem como vocação própria, buscar o Reino de Deus exercendo funções no mundo, no trabalho, mas encaminhando e guiando-se segundo o plano e a vontade de Deus. São chamados a ser “sal da terra e luz do mundo” Seja na liturgia, ministério de música, ações de caridade, na comunicação  ou nas diversas pastorais e movimentos  existentes na igreja, os leigos são vocacionados a crescerem na fé e contribuir para o louvor do Criador e do Redentor. Olhamos para a vocação dos cristãos leigos e leigas (ministérios não ordenados), com seus diversos serviços e ministérios. Ex: acólito, coroinha, ministro extraordinário da Comunhão e da palavra, catequistas, liturgia, corais musical, pastoral familiar.

5º Domingo – Dia do Catequista

Nos anos em que o mês de agosto possui cinco domingos, a Igreja celebra neste último, o ministério dos catequistas. “Ide por todo mundo, anunciai a boa nova a toda criatura” (Mc 16,15). Todas essas vocações faladas acima são de suma importância na vida da Igreja. Mas lembremo-nos da vocação primeira e mais importante de todas: a da VIDA CRISTÃ e consequentemente da santidade.

No Mês Vocacional é extremamente importante exercitar o diálogo na família, sobre o chamado Divino. As leituras bíblicas são necessárias para entender este assunto, tão importante, nossas escolhas e nosso modo de vida dever acontecer consolidado na palavra de Deus.


Chamados a viver seus dons nos Sacramentos

As vocações estão intimamente ligadas aos Setes Sacramentos: 1-Batismo 2-Crisma 3-Eucaristia, 4-Reconciliação/Penitencia, 5-Unção dos Enfermos, 6-Matrimonio e 7-Ordem. Pois, já no nosso nascimento começarmos com o sacramento de iniciação Cristã, no decorrer de nossa vida passamos pelos sacramentos de cura e finalizamos no sacramento de serviço “servir”.

Ao falar em vocação é importantíssimo entender também os Dons do ESPIRITO SANTO (1coríntios 12,1-31). É através do ESPIRITO SANTO que temos o verdadeiro entendimento da palavra de DEUS, e sabedoria para discernir entre o bem e o mal, para fazer as melhores escolhas durante nossa vida. 


Somos chamados por Deus, afirma sua Palavra

“A palavra do Senhor veio a mim, dizendo: Antes de formá-lo no ventre

eu o escolhi; antes de você nascer, eu o separei, e o designei profeta às nações. Mas eu disse: Ah, Soberano Senhor! Eu não sei falar, pois ainda sou muito jovem. O Senhor, porém, me disse: Não diga que é muito jovem. A todos a quem eu o enviar você irá e dirá tudo o que eu ordenar a você. Não tenha medo deles, pois eu estou com você para protegê-lo, diz o Senhor. O Senhor estendeu a mão, tocou a minha boca e disse-me: Agora ponho em sua boca as minhas palavras. Veja! Eu hoje dou a você autoridade sobre nações e reinos, para arrancar, despedaçar, arruinar e destruir; para edificar e plantar". Estas são Palavras Do Senhor! Graças a DEUS. (Jeremias1).

“Então veio o Senhor Deus, e pôs-se ali, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel. E disse Samuel: Fala, porque o teu servo ouve”. (1Samuel 3,10)

“Disse JESUS: Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos”(Mt 22,14).

“JESUS chama: Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei” (Mt 11,28).       

Deus chama todos nós, independente do que temos ou que somos. (Mt 22,14). Mas muitas vezes os prazeres do mundo, dinheiro, patrimônio, tristezas, alegrias...sufoca nosso chamado Divino e desistimos de nossas missões(Lucas 8,7). Ele chama cada um de nós, de acordo como vivemos. Aos que estão no pecado Ele chama à conversão. Aos que estão feridos, machucados e cansados Ele chama a sermos curados. Aos que estão ocupados e aos que estão à disposição “Ele disse Vinde e vede”(João 1,39). 

Deus se manifesta através de cada um de nós, para mostrar que Ele existe e é real, pois somos incompreensíveis às coisas do alto. Portanto, Jesus veio fisicamente vive em nosso meio, e nos chama em sua missão. Deus é presente, se manifesta em nossas vidas por coisas físicas ou meios espirituais. Mesmo quando não vemos ou sentimos, Ele se manifesta ao assumimos nossos Sacramentos, quando aceitamos o Seu Chamado, e ao colocar em pratica os nossos Dons. Quando negamos o chamado de DEUS, uma semente deixa de germinar.

DEUS nos fala. "Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caído na terra, não morrer, fica só; se morrer, produz muito fruto. Quem ama a sua vida, irá perdê-la; mas quem odeia a sua vida neste mundo, irá conservá-la para a vida eterna. Se alguém me quer servir, siga-me; e, onde eu estiver, estará ali também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará." (João 12,24-26).

Oremos. Senhor Jesus, enviado do Pai e Ungido do Espírito Santo, fazei os corações arderem e os pés a se colocarem a caminho, ajudai-nos a discernir vosso chamado a missão. Ensinai-nos a ouvir o Evangelho da Vocação e a responder com alegria com serviço ao próximo na Igreja e no mundo. Amém!

Louvado seja DEUS e que a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja sempre conosco. 


Outras datas comemoradas em agosto

Dia Internacional da Juventude: 12 de agosto 

Dia dos Pais: 13 de agosto

Dia de Nossa Senhora da Assunção: 15 de agosto (Dia da Assunção de Maria Santíssima Mãe de Jesus)

Dia do Catequista: 31 de agosto