O QUE A BÍBLIA SAGRADA ENSINA SOBRE DEUS? (1ª parte)

O QUE A BÍBLIA SAGRADA ENSINA SOBRE DEUS? (1ª parte)

Muitos falam de Deus, mas realmente sabemos quem ele é? Por causa do desprezo ou falta de interesse na Bíblia Sagrada, há uma falta de conhecimento de Deus e muitos não conseguem relacionar os atributos de Deus com aplicações práticas na vida cristã, entretanto, a Bíblia Sagrada afirma algumas verdades simples e fundamentais para uma boa compreensão sobre a pessoa de Deus.

Primeiramente, uma importante definição de Deus se refere a sua eternidade, o que significa que Deus não tem começo nem fim, sua existência é eterna, sem interrupções ou limitações, tanto no passado como no futuro. Deus é eterno e autoexistente, ou seja, por não ter começo, ele não foi criado por outro, Deus existe por si mesmo e não depende de ninguém para existir, mas tudo depende exclusivamente dele. Deus é eterno e por isso sua existência está além do tempo e espaço, o que justifica claramente o ensino bíblico a respeito de Deus ser o Criador (Gênesis 1).  A Bíblia reafirma a eternidade de Deus (Sl 90.2; Gn 21.33) e uma das implicações da doutrina bíblica da eternidade de Deus, se relaciona diretamente com nosso consolo e conforto nesse mundo, porque Deus nunca deixará de existir e seu controle sustentador, perfeito e providencial em todos os eventos do Universo sempre estarão garantidos.

Em segundo, a Bíblia Sagrada ensina que Deus é perfeitamente e totalmente livre. No livro do Profeta Isaías, capítulo 40, nos versículos 13 e 14, essa verdade é repetida e expõe a liberdade, a independência e perfeito conhecimento de Deus, Jesus ensinou que Deus exerce sua liberdade ao executar livremente sua vontade, que ninguém pode resistir (Mateus 11.26). A liberdade de Deus nos mostra que ele não tem nenhuma obrigação conosco a menos que ele mesmo queira se comprometer, e desse modo, não temos qualquer direito de fazer cobranças ou exigências a Deus. Decretar ou determinar algo para Deus mostra o quanto os evangélicos modernos não conhecem e não temem o Deus revelado na Bíblia Sagrada, porque em suas fantasias heréticas criaram um deus fraco que obedece a ordens de sua própria criação, um deus que não pode e não gosta de contrariar pecadores.

A Escritura Sagrada afirma que Deus é livre, Deus não depende das suas criaturas, não há nada que impeça Deus de agir e não há nada que o obrigue a fazer algo. Deus é livre e não pode ser influenciado por nada exceto sua própria vontade, Deus é livre e independente, ele não pode ser convencido nem pressionado por ninguém, Deus está acima de tudo e de todos, Deus não é influenciável e não pode ser manipulado, por isso, a Bíblia Sagrada afirma que tudo o que existe e acontece depende de Deus (Romanos 11.36).

REV. ÉDER HENRIQUE (Pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil em Arcos)