Obras da Copasa no rio Candonga em Arcos deverão ser concluídas no 2º semestre

Obras da Copasa no rio Candonga em Arcos deverão ser concluídas no 2º semestre

As obras para captação de água do rio Candonga em Arcos, avaliadas em R$ 7 milhões, têm a finalidade de aumentar em 50% a capacidade de abastecimento do município. 

Foram iniciadas no final de 2018.  Em julho de 2020, a Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) informou que os serviços estavam paralisados há seis meses. 

No último dia 17, o CCO enviou e-mail à Assessoria da companhia, perguntando se foram retomados. Responderam que as obras seguem em andamento e a previsão é que sejam finalizadas até o segundo semestre deste ano.

A Companhia ressaltou que, além da nova captação do rio Candonga, irá reforçar o abastecimento. Relatou que Arcos conta hoje com duas unidades de captação de água, sendo uma no Córrego das Almas e outra na Vargem dos Britos, além de poços profundos que são utilizados em casos emergenciais de desabastecimento.

Resultado da crise hídrica de 2017

Essa captação de água do rio Candonga integra um Plano de Ação desenvolvido depois da crise hídrica de 2017. Na época, o então prefeito, Denilson Teixeira, decretou estado de emergência devido à falta de água no Município e realizou várias reuniões com representantes da Copasa, exigindo a realização de ações que resolvessem o problema.

Em setembro daquele ano, a Copasa anunciou o plano, com diversas medidas que seriam realizadas para sanar as falhas, como: implantação de sistema de abastecimento na Boca da Mata e Calciolândia; implantação de nova barragem de captação no Córrego das Almas; duplicação da adutora de água bruta; ampliação das redes de distribuição; instalação de novos boosters para levar água aos bairros mais distantes; implantação do Pró-Mananciais; ampliação das redes de distribuição; construção de novas ligações; perfuração de 16 novos poços e a construção do sistema de captação de água no Rio Candonga em Arcos.

Em julho de 2020, a companhia informou ao CCO que praticamente todas as obras do Plano de Ação já estavam construídas. Porém, uma das principais, a de captação de água no Rio Candonga, estava paralisada. Segundo a Assessoria de Comunicação da Copasa, a paralisação ocorreu devido à inexistência de acordo com os proprietários dos terrenos por onde será feita a captação no Rio Candonga. Com isso, a companhia estava aguardando a decisão judicial para liberação da área.

A Assessoria relatou que a paralisação estava afetando na melhoria dos serviços prestados para a população arcoense e resultando na perda dos ativos da empresa.