“Paixão por moto não se explica”

Dia do Motociclista - O carpinteiro e motociclista José Geraldo Ribeiro tem planos de conhecer outros países sobre duas rodas

“Paixão por moto não se explica”
José Geraldo, ao lado da esposa Rosa Soares, exibe a moto que usa para participar de encontros e viajar

Ontem, 27 de julho, foi comemorado o Dia do ‘Motociclista’. O termo é usado para definir pessoas que andam de moto e respeitam os aspectos e exigências legais do trânsito. Mas em alguns casos é adotado por pessoas que têm paixão por motos.

Esse interesse faz com que os motociclistas se reúnam para viagens, ações filantrópicas e grandes encontros. Em função da data, o jornal CCO entrevistou o carpinteiro José Geraldo Ribeiro, um apaixonado por motos. Ele comenta que “não há explicação para tamanha paixão”.

José Geraldo costuma dar voltas pela cidade na motocicleta, mas o veículo é mais usado em viagens 

José Geraldo conta que sua primeira moto foi adquirida há 19 anos. “Minha primeira moto era uma Yamaha 135, conhecida como Rd 135. Hoje tenho uma Kasinski, modelo Mirage 650, ano 2011”. Os modelos modernos atraem a atenção do motociclista. “Admiro todos os modelos, mas as modernas me chamam mais atenção, pois adoro tecnologia”, comenta.

A participação em um moto clube tornou José Geraldo um frequentador ativo dos encontros organizados por motociclistas em diversas partes do país. “Faz muito tempo que eu participo de encontros de motociclistas. No começo era como simpatizante, depois que entrei para o moto clube participo ativamente”. 

Das viagens longas feitas a passeio, José Geraldo já foi para Caraguatatuba, em São Paulo. Para participar de encontro de motociclistas ele já chegou a ir a Praia Grande, também no estado de São Paulo.

As surpresas reservadas durante as viagens renderam a José Geraldo amizades novas e duradouras. Ele conta que em uma de suas viagens ele conheceu um grupo de motociclistas em um trevo e se tornaram grandes amigos. Segundo o motociclista, são as amizades, as histórias vivenciadas e “um bom papo” que sustentam sua paixão pelas motos. Dos lugares mais bonitos que já conheceu com a ajuda da moto, ele destaca a Serra da Canastra, localizada no Centro-Sul de Minas Gerais.

A dedicação ao trabalho e a paixão pelas motos são conciliadas.  “Dedico muito ao trabalho. Porém, às vezes, abro mão do trabalho em algum fim de semana para pegar estrada”. A bagagem está prestes a ser colocada na garupa da moto. Em 2014 José Geraldo deve viajar para Prado, na Bahia, onde ocorre um dos maiores encontros de motociclistas do Brasil. O motociclista também conta que tem planos de conhecer outros países sobre duas rodas.

Matéria publicada no jornal CCO, edição de 28 de julho de 2013