Tetê Diniz assume a direção executiva do Hospital São José

O novo diretor do Hospital Municipal entende que o mais importante desafio é implantar um atendimento humanizado, tanto no sentido da gestão ao colaborador e ao paciente, quanto no sentido inverso.

Tetê Diniz assume a direção executiva do Hospital São José

Tetê Diniz, campos-geraiense de 34 anos, foi convidado pelo prefeito Claudenir José de Melo, Baiano, em 20 de agosto, para o cargo de Diretor Executivo do Hospital Municipal São José, depois de passar por diversas funções nos quatro anos de serviço público junto à Prefeitura de Arcos.

“Ingressei no serviço público na área da saúde, no PSF Eldorado. Entrei na faxina do PSF e com um mês passei a ser agente comunitário de saúde e daí veio a pandemia e vim para a linha de frente”. Ele conta que saiu do PSF e veio trabalhar no Hospital Covid (nos fundos da Santa Casa de Arcos) e na vacinação, participando de todas as ações da vacinação contra Covid-19.

Passado o período da vacinação, Tetê foi trabalhar na área de suprimentos e compra de materiais hospitalares, na condição de chefe de departamento da compra de materiais hospitalares.

“Com a intervenção do município na Santa Casa, fui trabalhar junto ao diretor Tiago Oliveira, coordenando o SUS Fácil na recepção, retornando ao almoxarifado de saúde.

Tetê diz: “Tenho formação em saúde coletiva, saúde mental, gerenciamento de pessoas e está cursando o 4º período da graduação em Gestão Hospitalar pela UNOPAR.

Tetê acredita que essa caminhada pelas diversas áreas da saúde tenha sido fatores para a escolha para assumir o ‘São José’. “Vivenciei cada setor da saúde por onde passei”. Ele afirma que sua experiência em cada setor, desde a limpeza até a enfermagem, será útil para sua nova missão. Ele explica que no curso de gestão está aprendendo sobre as diversas áreas de uma organização hospitalar: sobre a enfermagem, gestão de pessoas e atendimento ao público.

De feirante a coordenador da Feirinha

Voltando no tempo, ele conta que ao chegar em Arcos, em 2014, ‘primeiro emprego’ dele foi vender pequenos produtos na rua, nas praças. “Vi a feira e me encantei com aquilo lá e quis ir para lá.  Arrumei um alho descascado e fui vender na feira. Fiquei seis anos na feira como feirante e, daí, como ela estava meio abandonada eu a peguei para tomar conta e, até hoje, estou coordenando a Feira”. Com a Feira, ele participou do Festival de Gastronomia, levando os feirantes.

Atendimento humanizado é o maior desafio

Tetê fala que a primeira ação a ser implantada é a humanização no atendimento. “Prezo muito por esta atenção porque entendo que as pessoas estão muito carentes de afeto e de atenção”. Ele inicia apontando a própria equipe de trabalho do hospital, onde independentemente da competência e capacidade de trabalho, também estejam carentes desse acolhimento. “Eu tenho que cobrar deles o bom acolhimento do público, mas, também devo lhes dar este bom acolhimento. A equipe é o que o gestor transmite”. 

Na mesma percepção, o diretor afirma que todos devem estar envolvidos por essa ideia de humanização, tanto o paciente que merece a atenção e respeito, como também deve retribuir a quem o está atendendo.

Primeiras ações estão em curso

Tetê, que ainda está no segundo dia de exercício da direção, já encaminhou algumas providências que deverão estar concluídas em um mês: manutenção do bloco cirúrgico, reforma do telhado e unificação das duas farmácias, no pavimento térreo próximo ao posto de enfermagem. 

“Quando chegarem as telhas, em quatro dias, poderemos instalar e concluir a reforma do telhado, permitindo a realização da pintura do bloco cirúrgico que deverá estar concluído em duas semanas”. Segundo ele, serviços em paredes do bloco já foram realizados, aguardando o telhado pronto para pintar. Com isso, o diretor afirma que o São José poderá voltar a realizar pequenas cirurgias, valorizando também nossos profissionais.

Outra medida foi orçar manutenção e reparos para cadeiras, macas e camas. “Enquanto não chegarem os novos que já foram encomendados, melhora-se as condições dos que estão em uso” – afirmou o diretor referindo-se à aquisição de camas e macas, além de suportes para soro novos.

Diagnóstico

Ele destaca: “Estou ainda na fase de diagnóstico, tanto no que se refere às instalações e ao quadro de funcionários, embora eu já conheça o Hospital, como paciente e como responsável pelas compras de materiais de saúde.

Tetê informa que, atualmente, trabalham 170 colaboradores e 20 médicos. Segundo Tete, o Secretário de Saúde, Tiago Carvalho, já manifestou que irá trazer mais profissionais para o São José, para reforçar o corpo clínico com mais médicos e enfermeiros.

Tetê, conclui a entrevista comentando que acredita que o motivo principal para receber o convite do prefeito para assumir a direção executiva do Hospital Municipal São José foi sua preocupação em sempre ajudar e orientar corretamente as pessoas em todos os setores pelos quais passou na saúde.