Pneus são descartados irregularmente no bairro Calcita

Pneus são descartados  irregularmente no bairro Calcita
Os pneus foram encontrados em um terreno no bairro Calcita há cerca de duas semanas. Depois da notificação, o proprietário retirou-os do local, segundo informação do Setor de Posturas

Por meio de denúncia anônima e também através da Rádio Cidade, a Vigilância Epidemiológica foi informada sobre um descarte irregular de pneus, próximo à caixa séptica do bairro Calcita. O supervisor da Vigilância Epidemiológica (VE) em Arcos, Geraldo Moura, foi ao local há cerca de duas semanas e encontrou 20 pneus de tamanho médio. 

De acordo com informações obtidas pelo CCO na manhã da última segunda-feira, 04, os pneus já foram retirados, pelo proprietário do imóvel, ao ser notificado pele Setor de Posturas do Município. O nome do proprietário não foi informado ao jornal. Segundo o supervisor da V.E., ele afirma não ser o responsável pelo descarte. “Neste caso, não foi identificado o autor”, relata Geraldo Moura. 

“Infelizmente, algumas pessoas ainda insistem em descartar determinados materiais em locais próximos à área urbana e até mesmo em terrenos baldios e logradouros públicos”, informa Geraldo.


Pneus devem ser descartados no Ecoponto

De acordo com informações do Setor de Posturas do Município, enviadas ao CCO pela Assessoria de Comunicação do Governo Municipal, a forma correta de se realizar o descarte de pneus em Arcos é levando o material até o Ecoponto existente no Aterro Sanitário do Município. 

Ainda de acordo com a Assessoria, quando depositados da forma correta, os pneus são recolhidos por uma empresa de Belo Horizonte, que os reutiliza para outros fins, a exemplo de produção de asfalto. 

“Salientamos a importância de não manter esses materiais em quintais, borracharias ou em qualquer outro espaço aberto. Nossa cidade corre um sério risco de enfrentar uma nova epidemia de dengue. Portanto, não podemos nos descuidar agora. É hora de fazermos a nossa parte pelo bem da saúde pública em Arcos”, alerta a Assessoria de Comunicação do Governo Municipal. 


 2º LIRAa 

Começou na última terça-feira, 05, o 2º LIRAa (Levantamento Rápido de Infestação pelo Aedes aegypti). Segundo o supervisor da Vigilância Epidemiológica em Arcos, Geraldo Moura, a finalidade é avaliar a infestação de mosquitos. Ele pede a colaboração de todos os moradores, solicitando que façam uma inspeção em seus imóveis e combatam os possíveis focos. O segundo LIRAa termina amanhã, dia 08.


Matéria publicada no jornal CCO, edição de 07 de março de 2013