Polícia Ambiental faz alerta sobre descarte ilegal de lixo

Uma pessoa que for flagrada jogando lixo em local inapropriado pode responder por crime de degradação ambiental, segundo Cabo Kennedy

Polícia Ambiental faz alerta sobre descarte ilegal de lixo
Lixão clandestino localizado nas proximidades da entrada da comunidade rural das Paineiras, em Arcos

A Polícia Ambiental de Arcos alerta a população sobre o descarte indevido do lixo. Segundo cabo Kennedy, da Polícia Ambiental local, em Arcos é comum encontrar áreas onde a população joga lixos domésticos e de empresas, sem se preocupar com as consequências. A reportagem do  CCO acompanhou a Polícia Ambiental até um desses lixões clandestinos, localizado nas proximidades da entrada da comunidade rural das Paineiras.

No local foram encontrados lixos domésticos, de lava-jato e de oficinas mecânicas, resíduos de salão de beleza e até lixo agropecuário, além de ossadas de animais e frascos de remédios para criação de bois e cavalos. 

Segundo o sargento Ranulfo, também da Polícia Ambiental local, a pessoa que for flagrada jogando lixo em local inadequado pode responder a um processo de crime de degradação ambiental, correndo o risco de ser  presa. O mesmo ocorre quando não houver flagrante, mas o fato for comprovado depois de  investigação.

Sargento Ranulfo lembra que em Arcos existe o aterro sanitário, apropriado para o lançamento do lixo e autorizado pela Fundação Estadual de Meio Ambienta (FEAM).

De acordo com o Cabo Kennedy, após a análise e fotos feitas no lixão na comunidade da Paineiras, será feito um boletim de ocorrências e as informações serão encaminhadas para a Polícia Civil para que seja aberta uma investigação. Ainda de acordo com Kennedy, depois do registro da ocorrência serão tomadas providências administrativas e criminais. Caso seja comprovado quem jogou o lixo no local impróprio, o mesmo será multado e poderá até ser preso.

Cabo Kennedy diz ainda que o local onde está se criando um lixão é de propriedade particular e pertence a uma empresa de adubo que seria aberta no local. O policial sugere que os proprietários do terreno cerquem o restante da área, que já está quase toda cercada, impossibilitando a população de entrar no local.

Os policiais orientam que a melhor saída é conscientizar a população sobre os locais adequados para o descarte de lixo, para que problemas como esse não ocorram mais. Além de poluir visualmente, a criação clandestina de um lixão pode prejudicar a flora e fauna do local.

De acordo com a Assessoria de Comunicação do Governo Municipal, a prefeitura oferece caçambas para que o lixo seja descartado. O pedido deve ser feito no Almoxarifado da Prefeitura, pelo telefone 3352-1044. Ainda segundo a Assessoria da prefeitura, o fornecimento obedece a ordem dos pedidos e disponibilidade das caçambas.


Crime previsto por lei

De acordo com a Lei 9.605, de 1998, Art. 54, a pena prevista para quem causa poluição de qualquer natureza é reclusão de um a quatro anos, e multa. Se o crime é culposo, a pena é de detenção de seis meses a um ano e multa.

Matéria publicada no jornal CCO, edição de 04 de agosto de 2011.