Psicóloga Renata Daniele é a nova colunista do CCO

Renata Daniele Pinto é formada pela PUC Minas em Arcos, capacitada em Orientação Profissional e de Carreira, especialista em Psicologia do Trânsito e técnica em Recursos Humanos. Ela trabalha com Orientação Profissional há aproximadamente dois anos, realizando atendimentos individuais presenciais ou on-line. O primeiro artigo é sobre o processo de escolha da carreira. Leia abaixo: 

Psicóloga Renata Daniele é a nova colunista do CCO
Renata Daniele Pinto, psicóloga

O Processo de Escolha

Iniciarei falando de um tema tão importante, esclarecendo o significado da palavra escolha, substantivo feminino, ato ou efeito de escolher, de selecionar entre uma coisa e outra; seleção, preferência, opção entre duas ou mais coisas. Partindo deste princípio e considerando todo o processo evolutivo do ser humano, nós aprendemos a escolher desde pequenos e somos incentivados a escolher. Quando criança o poder de escolha não está a nosso cargo, mas sim de nosso pais/cuidadores e familiares, e à medida que crescemos podemos exercê-la. É com eles, nosso primeiro laço social, e através deles aprendemos a nos relacionar com o mundo. À medida que crescemos e nós desenvolvemos vamos aprendendo a obter nossas próprias considerações sobre a vida e o mundo. E por mais que nos coloquemos como serem individuais, levamos conosco aspectos familiares, sociais, institucionais, econômicos e políticos.

Há pouco tempo, respondi a uma entrevista aqui mesmo para o Correio Centro-oeste, em que enfatizei que o processo de escolha profissional para muitos jovens traz consigo vários empasses em um momento importante de transição para a fase adulta, um marco na vida de todos nós.  
Escolher não é uma tarefa fácil, traz consigo dilemas como o de optar por algo, em detrimento a outro. Isso ocasiona ao ser humano,

sentimentos conflitantes, tais como: ansiedade, frustração, alívio e empoderamento. Ao mesmo tempo que pode soar como libertador, o que nos torna independentes, pode gerar também sentimentos controversos.

Durante a escolha profissional, e para que a mesma aconteça de forma esclarecedora, é importante que tenhamos cuidado, e que consideremos nossos aspectos pessoais, alinhado a muita pesquisa sobre o mercado de trabalho, cursos e profissões. Pois, o importante em um processo de tomada de decisão é que ela esteja atrelada a seu propósito de vida, ou seja, encontrarmos uma profissão que não apenas nos traga retornos financeiros, mas também senso de realização pessoal. Importante lembrar, que este propósito pode mudar com o tempo, e deixar de fazer sentido, mas não há problema em redirecionar a rota ajustando os detalhes necessários em busca da satisfação e o bem-estar.

Renata Daniele Pinto
Psicóloga e Orientadora Profissional.