Projeto de Vida

Projeto de Vida

Olá, querido leitor! Ao falar sobre escolha profissional em nossa última conversa, passamos a refletir os fatores que nos auxiliam neste processo, bem como a complexidade do tema. Como é possível escolher uma profissão, e também área de atuação, diante de várias possibilidades a serem consideradas. Olhar para o mercado e o número de profissões surgindo a todo momento, e outras profissões deixando de existir, reflete dúvidas se as escolhas fazem “sentido para nós”.

Daremos continuidade ao tema escolha profissional, entendendo que para chegarmos a uma escolha assertiva, precisamos juntar as peças do quebra-cabeça, que considera aspectos internos importantes de serem analisados, antes de seguirmos para as opções dentro do mercado de trabalho e sua realidade. 

Deste modo, sabemos que o autoconhecimento é primordial em diversas etapas em nossa vida pessoal e profissional. Mas, diante da aceleração de mundo que vivemos, e a busca por uma resposta imediata, que podemos encontrar por aí em um “teste de internet”, teríamos tempo para voltar nossa atenção para algo tão complexo quanto nos conhecer?!

Sabemos que nos últimos anos vários fatores mudaram a forma de pensar e agir de todos nós. E não imaginávamos que há 04 anos estaríamos passando por uma pandemia. Os reflexos deixados por ela, nos fez repensar ou podemos até dizer pensar sobre nós. Como exemplo, citarei os movimentos que ocorreram em todo mundo nomeados como “A Grande Renúncia”, em que um número em massa de profissionais se demitiram voluntariamente de empresas. Vale pensarmos que este movimento ocorreu em diversos países, e também aqui no Brasil, e apesar das diversas considerações sobre seus significados e o que este movimento quer nos mostrar, revelando uma insatisfação quanto ao trabalho em nível global. 

Diante do fato mencionado acima, cabe a nós analisarmos que a insatisfação voltada ao trabalho, pode nos levar a pensar estar relacionada a empresa, e o alinhamento com o que acreditamos ser a atividade que gostaríamos de exercer. E não estou dizendo que este não possa ser realmente o fator-chave. Mas, não podemos deixar de considerar que muitas das vezes atribuímos a responsabilidade por nossas escolhas para terceiros, negligenciando nossa responsabilidade por ela. 

Quando refletimos as alternativas de forma consciente, ao falarmos de carreira, consideramos o termo Life Designer, que coloca o indivíduo responsável por sua própria vida, incluindo o trabalho em seus projetos, considerando a relação com aquilo que se faz. E dentro desta consideração devemos nos atentar a um projeto de carreira profissional realista dentro do que é possível para nós. Nota-se quando levamos em consideração a subjetividade de cada um de nós, o sentido do trabalho pode ter significados diferentes. E o que não é satisfatório para uns pode ser para outros. 

Caro leitor, já parou para pensar no que te torna feliz nas tarefas que realiza? E quais habilidades podem ser potencializados para se tornar melhor dentro desta atividade? Sabe qual é chave para esta descoberta? Eu te digo, é o Autoconhecimento, como disse no início ele é o pilar primordial para trilhar o caminho para uma escolha profissional que lhe traga satisfação.
Quer se aprofundar mais sobre o assunto? Fique ligado.
Está em busca de seu projeto de vida e não sabe por onde começar? Venha para Orientação Profissional e de Carreira. 

Renata Daniele Pinto
Psicóloga e Orientadora Profissional.