Rede Municipal/Arcos: 3.503 alunos, sendo 6,5% da Educação Especial e Inclusiva

Na soma da Educação Especial e Educação Inclusiva, são 228 matrículas, sendo 116 alunos com diagnóstico de TEA (maior número)

Rede Municipal/Arcos: 3.503 alunos, sendo 6,5% da Educação Especial e Inclusiva

Neste ano 2024, estão matriculados na rede municipal de ensino, em Arcos, 3.503 alunos – da creche ao 9º Ano do Ensino Fundamental. Desse total, a rede municipal possui 228 matrículas somando a Educação Especial e a Educação Inclusiva. Portanto, esses alunos representam 6,5% do total. 
De acordo com informação da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), existe diferença entre Educação Especial e Educação Inclusiva, em termos de legislação. “Para as informações do Educacenso, Censo Escolar, não são todos os diagnósticos considerados como público-alvo da Educação Especial, e assim não são por eles contabilizados, diferenciando, por exemplo, o que é uma deficiência que pode gerar impedimentos de longo prazo de transtorno específico de aprendizagem”.
Há casos em que o diagnóstico apresenta mais de um transtorno ou deficiência, isto é, o mesmo aluno foi diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Síndrome de Down, ou Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Dislexia. Em maior número está o diagnóstico de TEA, com 116 alunos. E ainda: 15 alunos com diagnóstico de TEA associado a outro transtorno ou síndrome; um aluno com Síndrome de Down; dois alunos com Mielomeningocele; dois alunos com deficiência múltipla; um aluno com diagnóstico de surdez; dois alunos com baixa audição; dois alunos com baixa visão; três alunos com dislexia; 67 alunos com  TDAH; nove alunos com TDAH associado à Dislexia ou  TOD (Transtorno Opositivo Desafiador; cinco alunos com TOD; dois alunos com Deficiência Intelectual; um aluno com deficiência Intelectual e Física; um aluno com Hemiparesia direta e epilepsia estrutural refratária.
Também informam que é frequente o recebimento de novos diagnósticos e há um número considerável em investigação.
Atualmente, a rede municipal de ensino conta com mais de 80 Professores de Apoio à Comunicação, Linguagem e Tecnologias Assistivas, um Professor de Libras, um Professor Intérprete de Libras e aproximadamente 30 estagiárias que auxiliam na Educação Especial. 
O Jornal CCO está aguardando informação sobre o número de alunos da rede municipal de ensino que são assistidos por professores de apoio atualmente e se todos os alunos da rede municipal diagnosticados com TDA, TDAH, dislexia, TOD e TEA estão assistidos por professores de apoio. Quando recebermos os dados, iremos acrescentá-los aqui ou em outra matéria na mesma temática.

Aumento no número de diagnósticos e adequações  

Tem-se notado, nos últimos anos, o aumento do número de alunos matriculados que possuem algum tipo de diagnóstico. “Este aumento é uma realidade vivida mundialmente e se deve, principalmente, pelos consideráveis avanços na Medicina. [...] Os estudos sobre transtornos avançaram muito nos últimos anos e essas informações têm sido disseminadas sobretudo nas escolas, que cumprem a função de identificar precocemente o transtorno e encaminhar o educando para diagnóstico”. 
A SEMED também relata que os educadores da rede municipal de ensino de Arcos possuem formação nessa área e têm acompanhado as mudanças na forma de realizar o processo ensino-aprendizagem a esses alunos. “O aumento de casos tem sido acompanhado na rede municipal com contração de mais professores especializados. Na sala de recursos, por exemplo, foram feitas mais duas nomeações, e o número de professores de apoio dobrou nos últimos dois anos”.

Professores apontam os casos para investigação 

Muitos casos de investigação são apontados pelos professores. “Eles possuem vasta experiência no comportamento infantil, sabendo distinguir o que é ou não esperado para o bebê e a criança naquela fase específica de sua vida. A convivência na sala de aula permite ao educador identificar dificuldades de aprendizagem, dificuldades na fala, dificuldades para seguir instruções simples e outros sinais que apontam um comportamento atípico”.
Diante disso, “é fundamental que a família acolha com responsabilidade e comprometimento as instruções dadas pela escola”.
Na rede municipal de ensino de Arcos, é feito o encaminhamento dessas crianças para atendimento pela psicologia escolar dentro da própria SEMED, realizado pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE).
Essa matéria foi redigida a partir de dados obtidos junto à SEMED. Daremos continuidade ao tema, com as demais informações que já recebemos.