Secretário de Meio Ambiente comenta sobre a questão do lixo em Arcos
Administração Municipal irá traçar estratégias para melhorar a fiscalização

Publicamos ontem, dia 07 de maio, matéria noticiando o Requerimento da vereadora Leslie Silva, encaminhado ao prefeito, para que seja desenvolvido “um trabalho de fiscalização rigorosa em todos os estabelecimentos comerciais de Arcos, por meio das secretarias competentes e do Setor de Posturas do Município, visando avaliar o descarte irregular de resíduos e lixos”. Link: https://www.jornalcco.com.br/descarte-inadequado-de-lixo-no-centro-comercial-de-arcos
Durante a reunião da Câmara de segunda-feira, 05, a vereadora relatou que presenciou funcionários de estabelecimento comercial da cidade descartando carne e restos de alimentos no meio da rua, momento em que vários cães se aproximaram. Leslie falou, também, da falta de lixeiras na cidade.
O vereador João Paulo Ferreira acrescentou que a Administração Municipal precisa avaliar o horário da coleta feita pelo caminhão e sugeriu diálogo com os comerciantes.
No início da tarde de hoje (08 de maio), o secretário municipal de Governo, João Paulo Roque, enviou ao CCO uma Nota assinada pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Evandro Siqueira. Leia abaixo, na íntegra:
O governo corrobora com as afirmações dos vereadores Leslie e Joãozinho. A administração pública também entende que é necessário melhorar a fiscalização quanto a destinação correta dos resíduos sólidos urbano e salienta que irá traçar estratégias para melhorar a fiscalização, junto aos fiscais de posturas; e mais a médio prazo, na contratação de fiscais ambientais.
A administração também frisa que já está elaborando uma ampla campanha de educação ambiental sobre os resíduos sólidos, com o foco no centro da cidade e seus comerciantes.
A coleta dos resíduos é alvo de constantes mudanças visando a sua melhoria, já foram implementadas novas rotas e novos horários a fim de atender à demanda. No centro, a coleta passará em novos horários e quatro vezes ao dia, a partir da semana que vem, sendo uma delas após o horário de fechamento dos estabelecimentos comerciais.
Coleta no centro:
1. A partir das 6h30;
2. A partir das 13h;
3. A partir das 15h30;
4. A partir das 18h30.
Será dado foco na forma correta de organizar os resíduos para coleta, de modo a não prejudicar a mobilidade urbana, seja de pedestres ou de veículos. Sabendo que cada cidadão ou comércio é responsável pelo seu resíduo, tanto na forma correta de armazenamento, quanto de embalagem.
A administração pública não pode fornecer lixeiras a particulares ou comerciantes para que esses possam armazenar os resíduos nos espaços públicos, deve-se colocar os resíduos no horário da coleta. Não há outra forma de trabalhar com resíduos, que não seja na coleta. O acúmulo de lixo nas vias públicas gera problemas ambientais e de saúde.
A Administração se comprometerá em instalar pequenas lixeiras na área central e praças, para que a população que transita por esses locais possa descartar seu lixo solto. Previamente, o procedimento licitatório para aquisição das lixeiras e funcionários que possam fazer a troca dos sacos de lixo (cheios por novos). Processos esses que já estão em fase inicial.
A Coleta seletiva está próxima de retorno, para que ela possa retornar de forma eficaz e com repercussão social para a população e melhorias nas condições de trabalho e de qualidade de vida para as Associadas da ARA. Em breve apresentaremos as novidades sobre a reciclagem.
Enquanto o Governo Municipal toma providências, é importante que todos se conscientizem sobre a importância da cooperação individual para a manutenção da limpeza da cidade.