Sicoob Arcomcredi apoia SEMED na iniciativa que propõe reflexões e ações

Concurso de Redação e Desenho com o tema Educação Inclusiva

Sicoob Arcomcredi apoia SEMED na iniciativa que propõe reflexões e ações
Sicoob Arcomcredi apoia SEMED na iniciativa que propõe reflexões e ações
Sicoob Arcomcredi apoia SEMED na iniciativa que propõe reflexões e ações

A Secretaria Municipal de Educação de Arcos (SEMED) protagonizou uma iniciativa que desperta a reflexão sobre a inclusão e incentiva o interesse pela redação e arte (especificamente o desenho).

O concurso de Desenho e Redação com o tema Educação Inclusiva - idealizado pelo Atendimento Educacional Especializado - foi realizado pela SEMED com o patrocínio do Sicoob Arcomcredi, a cooperativa de crédito de Arcos que irá completar 30 anos em 2023. 

O público-alvo foi a educação básica, com a participação de alunos, pais e professores desde a creche até o Ensino Médio das escolas públicas e privadas da cidade de Arcos.

A assessora de Gestão Escolar do Atendimento Educacional Especializado, Paula Helena Goulart Rodrigues, informou ao CCO que, com o objetivo de desenvolver a consciência social de que a inclusão é uma atitude cidadã, a SEMED tem buscado desenvolver ações que promovam a discussão e a reflexão sobre esse tema.  

No mês de setembro, a Secretaria realizou a I Semana Municipal da Educação Inclusiva, com a promoção de palestras, rodas de conversa e entrevistas. Segundo Paula Helena, o objetivo "era fazer com que toda comunidade escolar se envolvesse mais intimamente com o assunto, externando sua percepção, buscando também provocar novos hábitos que fortaleçam a empatia e valorização do próximo".

Sobre o apoio do Sicoob Arcomcredi para a realização do concurso, ela diz que foi imprescindível.  A cooperativa doou todos os brindes. "Essa parceria viabilizou a realização de um projeto que mobilizou diversos agentes da sociedade e valorizou a educação do município". Acrescentou que "a realização do concurso cumpre com êxito seu objetivo à medida que consegue o envolvimento de atores tão importantes na sociedade" e que "a parceria com o Sicoob Arcomcredi endossa a responsabilidade de todos na construção de uma comunidade mais acolhedora e justa".

A assessora observa que a participação de pais e alunos, motivada pelos professores, "destaca o trabalho de excelência realizado em cada instituição de ensino do município". Fala, também, da participação dos professores, "que tiveram oportunidade de contar suas histórias como agentes transformadores que são". 

O resultado é motivador: "Têm-se trabalhados lindíssimos, textos que emocionam ao mostrar a realidade ou o anseio de jovens estudantes por uma sociedade mais fraterna".

Reflexão - Paula Helena comenta que a realização de um concurso com o tema sobre a inclusão propõe para a sociedade "a necessidade de desenvolver a empatia, de buscar novas formas de realizar a educação escolar e olhar para o outro buscando valorizar suas potencialidades". Ela avalia que os premiados souberam expressar essa visão em suas obras, desejando um mundo em que a inclusão ocorra com naturalidade. E ainda: com a iniciativa, novos talentos são descobertos.

Evento de Premiação 

A cerimônia de premiação foi realizada na Casa de Cultura, no último dia 09. Para entrega dos prêmios, estavam presentes a secretária municipal de Educação, Lidiane Silva, a promotora de Justiça Juliana Amaral, o presidente do Conselho Administrativo do Sicoob Arcomcredi, Rosalvo Cunha, o gerente geral do Sicoob Arcomcredi, Luciano Vagner Ferreira, a assessora de Gestão Escolar do Atendimento Educacional Especializado, Paula Helena Goulart Rodrigues, a assessora de Gestão Escolar Arlete Jaqueline de Melo Barbone e a professora de apoio Maria do Carmo Teixeira. 

Veja quem foram os vencedores:

Os detalhes do concurso estão na publicação da matéria no Portal CCO: www.jornalcco.com.br