'Velório à Brasileira' lota o anfiteatro da Casa de Cultura nas comemorações dos 30 anos do Sicoob Arcomcredi

A comédia foi encenada na noite de ontem (25/10) dentro do projeto cultural COOP ENCENA da Ocemg.

'Velório à Brasileira' lota o anfiteatro da Casa de Cultura nas comemorações dos 30 anos do Sicoob Arcomcredi

A já consagrada comédia 'Velório à Brasileira' que vem sendo levada aos palcos pelo projeto cultural Coop Encena da Ocemg foi apresentada na noite de ontem (25/10), no anfiteatro Edgar Faria Gontijo da Casa de Cultura Maria do Carmo Frias. A direção foi de Ílvio Amaral e a produção de Cangaral Produções Artísticas. O jornal CCO esteve presente e registrou o evento cultural.

A peça

A comédia encena o velório do marido de uma costureira pobre. Durante a trama, ela descobre os casos extraconjugais do defunto, além de saber que seu marido fizera um jogo na loteria da Mega-Sena, em parceria com outros dois colegas seus do serviço público municipal no dia do infarto que o vitimou.

Diante da descoberta de que o jogo feito havia sido premiado, o defunto é esquecido e o bilhete, que foi perdido, passa a ser o foco principal da trama, num desenrolar pitoresco de passagens muito bem encenadas e que arrancaram risos da plateia.

“Uma viúva escandalosa, uma vizinha fofoqueira, um espírita contraditório, uma irmã com falsos pudores, um falso colega, um bêbado inconveniente, um elemento surpresam e uma boa dose de ganância e interesse. Intrigante, envolvente e divertido, assim é ‘Velório à Brasileira’” – assim, descreve o material informativo do espetáculo.

A comédia, com excelentes atuações do elenco constituído por: Ilvio Amaral, Maurício Canguçú, Selma Franco, Heloisa Duarte, Edu Costa, Ana Clara Campos e Lucas Barbosa, sob a direção de Ilvio Amaral, tem a assinatura de Cangaral Produções Artísticas e foi trazida para Arcos, em única apresentação, pelo projeto “Coop Encena” da Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg), dentro das comemorações dos 30 anos do Sicoob Arcomcredi.

Cultura e solidariedade

O ingresso cobrado pela peça teatral foi a doação de alimentos não perecíveis, que serão doados para a entidade ‘Conexão Vida’ de Arcos.
No início da peça, Luciano Wagner, gerente geral do Sicoob Arcomcredi, manifestou a gratidão aos cooperados a toda sociedade arcoense e disse: “Daqui 30, 60, 90 anos a Cooperativa estará aqui, através do legado que iremos deixar”. Dentre outros, ele agradeceu à Ocemg pela parceria e pela vinda da peça teatral, dentro do projeto cultural da organização”.

Elenco com representantes do Sicoob Arcomcredi e Ocemg

A comédia, que também trouxe referências pitorescas a pontos e peculiaridades de Arcos, divertiu toda a plateia. Ao final, depois de mais de uma hora e meia, a assistência aplaudiu em pé o espetáculo.

Enfim, uma noite de cultura, alegria e solidariedade na Casa de Cultura Maria do Carmo Frias, a Casa de Cultura de Arcos.

Fotos: Juvenil Nascmento