Vereador fala sobre dificuldade de agendamento de fisioterapia em Arcos

Diversas pessoas estariam em uma lista de espera do serviço público

Vereador fala sobre dificuldade de agendamento de fisioterapia em Arcos

O vereador Carlos Antônio da Silva (Carlinhos) falou, durante a reunião ordinária do dia 20 de novembro, sobre a dificuldade da população em conseguir o serviço público de fisioterapia em Arcos.
Carlinhos relatou o caso de uma pessoa que precisou do serviço e teria sido informada que diversas pessoas estavam aguardando. “Tem muitas pessoas na fila aguardando fisioterapia. Olha o desgoverno! Com tanto dinheiro em Caixa, e muitas pessoas aguardando para fazer uma fisioterapia; quando chegar a vez dela, não precisa mais não, uai...”, comentou o vereador.
Com a finalidade de saber detalhes sobre os serviços públicos de fisioterapia em Arcos e divulgar as informações, no dia 22 de novembro o CCO enviou perguntas por WhatsApp ao secretário municipal de Saúde. As mesmas perguntas também foram enviadas, por e-mail, à Assessoria de Comunicação da Prefeitura.
Perguntamos quantas pessoas estão aguardando por atendimento em listas de espera no Centro de Fisioterapia sediado no prédio da Fumusa; quantos fisioterapeutas atendem nas unidades de Programas de Saúde da Família em Arcos (PSFs), em quais áreas da fisioterapia e quantos mais seriam necessários para a prestação do serviço; quantos atendem no Centro de Fisioterapia situado na Fumusa, de quais áreas e quantos mais seriam necessários; qual a média de atendimentos diários no Centro de Fisioterapia da Fumusa e em quais áreas. Também argumentamos sobre a necessidade da contratação de mais profissionais (realização de concurso). 
Quando recebermos as informações, elas serão publicadas. 
Em matéria da edição impressa do CCO que circulou no último sábado, dia 2 de dezembro, relatamos a situação vivenciada por Maria Alves dos Santos, de 59 anos, que sofreu um acidente de moto há aproximadamente um ano e cinco meses. Com fratura no fêmur, foi submetida a cirurgia em julho de 2022.  Depois de algum tempo, precisou do serviço de fisioterapia e não conseguiu o agendamento, conforme foi relatado ao CCO. A família e amigos se juntaram e pagaram por algumas sessões, mas tiveram que suspender as sessões, porque o dinheiro não foi suficiente para continuar. Depois disso, ela precisou de uma ressonância, com pedido feito em agosto, que só foi agendado para ontem (segunda-feira, 4 de dezembro). Ela sente muitas dores no joelho. Confira matéria no link: https://www.jornalcco.com.br/maria-dos-santos-precisa-de-ressonancia-magnetica-caso-se-arrasta-ha-meses-em-arcos . Em 7 de abril de 2017, foi divulgada no site da Prefeitura uma matéria noticiando a inauguração do Centro Municipal de Fisioterapia Doutor Geraldo Prado, localizado no prédio da Fumusa. No texto, é informado que o Centro atenderia aos segmentos de ortopedia, neurologia e pós-operatório de câncer de mama. A previsão era a realização de cerca de 500 atendimentos por mês. Como foi dito acima, o CCO não conseguiu a atualização das informações. 

FOTO: Site da Prefeitura de Arcos/2017