Cuidado com o novo “Golpe dos Correios” via SMS

Confira o artigo do Dr. Cayo Freitas, em sua coluna 'Direito em foco', alertando para um novo golpe

Cuidado com o novo “Golpe dos Correios” via SMS
Dr. Cayo Freitas, coluna Direito em Foco

No decorrer desta semana recebi relatos de alguns clientes do meu escritório de advocacia alegando que tinham recebido uma mensagem de texto (SMS) dos Correios, dizendo que o pacote não poderia ser entregue em razão da danificação das etiquetas. A mensagem ainda contava com o “link” para que a pessoa clicasse e preenchesse o endereço correto.

Como já tenho dito aqui nesta coluna em outras oportunidades, graças a infinidade de golpes que vem sendo aplicados, todos os dias, a regra é desconfiar sempre e buscar informações confiáveis, para não se tornar uma nova vítima de estelionatários virtuais.

No caso em questão, após realizar uma diversidade de pesquisas, identifiquei que se trata de mais uma modalidade de golpe e quem já tem até nome: Golpe SMS dos Correios.

Após receber o SMS acima, se a pessoa clicar no link, será direcionada até um suposto site dos Correios, onde, basicamente, deverá preencher um formulário, com os dados do seu cartão, para que possa pagar por novas etiquetas e, somente assim, receber a sua tão esperada encomenda.

O golpe, assim como vários outros, é muito bem elaborado, afinal, a mensagem por SMS parece legítima e pode enganar pessoas que, de fato, estão aguardando alguma entrega. O site para o qual a pessoa é direcionada também é muito bem-feito, sem erros ortográficos, dando a impressão de que se trata de algo verdadeiro.

Dessa forma, para evitar cair, não só nesse novo golpe, mas também em outros, seguem algumas dicas importantes:
- Nunca confie em SMS’s ou e-mail’s que chegam até você, mesmo que pareçam autênticos;
- Nunca baixe ou instale nenhum aplicativo exigido;
- Nunca forneça seus dados através de um link recebido por SMS ou e-mail;
- Nunca efetue pagamentos através de link’s encaminhados por SMS ou e-mail;
- Na dúvida, procure informações em sites oficiais ou, presencialmente, nos estabelecimentos físicos.